Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 7913

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Engenharia Mecânica
Setor Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica
Bolsa PROBIC/FAPEMIG
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor João Carlos Gaigher Júnior
Orientador JULIO CESAR COSTA CAMPOS
Outros membros Washington Orlando Irrazabal Bohorquez
Título Estudo do comportamento aerodinâmico do aerofólio s809 mediante técnicas da mecânica dos fluidos computacional
Resumo O objetivo foi o estudo do aerofólio S809 empregado em aerogeradores. A análise numérica tem se tornado uma ferramenta essencial nas etapas do desenvolvimento de um projeto devido a sua capacidade de solução para fenômenos físicos cada vez mais complexos. A metodologia empregada foi a caracterização de uma malha estruturada do tipo C-H em 2D a partir das coordenadas do perfil do aerofólio S809. Foram analisadas dois tipos de malhas com números de elementos e nós diferentes, de modo a garantir uma boa previsão do arrasto, sustentação e do modelo de turbulência.Desta maneira escolheu-se a malha com 11.138 elementos e 10.934 nós, de forma que esta malha foi bem resolvida próximo à parede,tendo o primeiro ponto do grid localizado na subcamada viscosa, y+ < 10. Foram utilizados dois modelos de turbulência para a análise dos resultados, o modelo K-epsilon Realizable e o modelo K-omega Standard.As simulações foram realizadas para diferentes números de Reynolds:135.400, 121.200, 106.000, 91.400, 75.400, 59.500, 44.000, 27.300.Em cada número de Reynolds, foram feitas simulações para os seguintes ângulos de ataque do fluido sobre o perfil do aerofólio: 0, 4, 8, 12, 16, 15 e 20 graus. Para cada simulação monitorou-se a escala de resíduos com o intuito de garantir a convergência com o menor erro possível, o coeficiente de sustentação (Cl), o coeficiente de arrasto (Cd),o coeficiente de pressão (Cp) e os contornos de velocidade média e pressão em torno do perfil do aerofólio. Nos resultados observou-se para todos os números de Reynolds e modelos de turbulência um aumento do coeficiente de arrasto quando se tem aumento do ângulo de ataque.Percebeu-se o coeficiente de arrasto para Reynolds igual a 27.300 e o modelo K-omega Standard, sendo o maior valor encontrado, 0,2151 para um ângulo de 16 graus. Com relação ao coeficiente de sustentação foi verificado a presença do "stol" a 15 graus, bem definido, no modelo K-omega Standard. Esse ponto representa o ponto máximo da sustentação. Fato este não observado no modelo K-epsilon Realizable. Outro resultado importante é a relação de Cl sobre Cd. Esta relação foi obtida em torno de 8 a 12 graus para todos os números de Reynolds e modelos de turbulência. Concluiu-se que a malha gerada representou, de forma eficiente, o fenômeno físico. Além disso, os gráficos de convergência dos coeficientes de arrasto e sustentação explicitaram que após um período de oscilação dos mesmos durante as simulações, convergiram para um valor que se manteve constante com o prosseguimento das iterações. Os resultados quantitativos de Cp e velocidade média evidenciaram que o modelo K-omega Standard é mais eficiente do que o modelo K-epsilon Realizable para representação do fenômeno próximo a parede do aerofólio. Por fim, a escala de resíduos revelou a convergência das equações de continuidade e energia para baixos valores, de 0,001 a 0,00000001, mostrando que o princípio de conservação de energia e massa foram alcançados.
Palavras-chave turbulência, malha estruturada, aerogeradores
Forma de apresentação..... Painel
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