Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 7912

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Letras
Setor Departamento de Letras
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Érica de Souza Batalha
Orientador CARLOS FERRER PLAZA
Título Curso de extensão em língua espanhola - CELES
Resumo O Curso de Extensão em Língua Espanhola (CELES) integra o Programa de Extensão e Ensino de Línguas (PRELIN) da Universidade Federal de Viçosa (UFV) desde o ano de 2011. Surgiu da necessidade de suprir a demanda dos estudantes e da comunidade em geral diante do crescimento da visibilidade da língua espanhola em todo o mundo, inclusive no Brasil. Inspirou-se em modelos utilizados em outras instituições federais de ensino, tais como a UFMG, UFG, dentre outras; observado o sucesso destes projetos tanto na formação extracurricular e cultural de seus alunos quanto na formação docente de seus professores, uma vez que lhes oferece a experienciação de teorias de ensino estudadas na licenciatura em um contexto educacional real. O CELES, além de proporcionar conhecimentos linguísticos a seus alunos e didáticos a seus professores, contribui em mesma medida para formação cultural e cidadã de ambos os lados, pois acreditamos que língua e cultura são conceitos indissociáveis, já que a língua é elemento formador da identidade de cada ser e de cada povo. O CELES tem como objetivo, oferecer o ensino de língua espanhola à comunidade acadêmica e viçosense a um baixo custo, além de contribuir para a formação docente do bolsista e dos voluntários (graduandos em Letras com habilitação em língua espanhola) que atuam como professores das turmas oferecidas pelo CELES, sob supervisão e orientação do coordenador do projeto e de professores de língua espanhola do Departamento de Letras.
São oferecidas semestralmente turmas de níveis que vão desde o mais básico – 1A –, até o mais avançado – 3B –. A carga horária total de cada turma é de 50 horas, divididas em 30 aulas de 100 minutos cada, que acontecem duas vezes por semana em espaços da UFV. Além de duas reuniões semestrais feitas pela coordenação do Curso com todos os participantes, cada professor/Aluno é orientado individualmente por um professor de língua espanhola do DLA envolvido no projeto.
A metodologia adotada pela equipe do CELES se baseia no enfoque comunicativo do ensino de línguas estrangeiras, que dá máxima importância à interação entre os alunos e o professor. Dessa maneira, se busca desenvolver igualmente as quatro destrezas envolvidas no processo de aquisição de uma segunda língua: a oral, a auditiva, a escrita e a leitora. Para isso, além do livro didático adotado pela equipe, os professores utilizam materiais extras de diversas fontes além dos criados ou adaptados por eles, de acordo com as necessidades dos alunos. Consideramos que os conceitos de língua e de cultura são indissociáveis, por isso a cultura dos países hispanos é um elemento sempre presente nas aulas, por meio do qual se trabalham os conteúdos gramaticais e se desenvolvem as referidas destrezas.
Palavras-chave Espanhol, ensino, cultura
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,62 segundos.