Resumo |
De acordo com BERBER SARDINHA, Tony, 2004, “A Linguística de Corpus ocupa-se da coleta e da exploração de corpora, ou conjunto de dados linguísticos textuais coletados criteriosamente, com o propósito de servirem para a pesquisa de uma língua ou variedade linguística.” Pesquisas com análise dos dados de corpora têm revelado que grande parte de uma língua é formada por padrões linguísticos, que toda língua possui um vocabulário central que é utilizado com maior frequência por seus falantes e que o léxico de uma língua não deve ser dissociado de sua gramática. Tais descobertas têm grande potencial para o ensino e aprendizagem de Língua Inglesa e devem ser consideradas no momento da seleção de conteúdo e de elaboração de atividades didáticas. O presente projeto teve como objetivo principal desenvolver atividades que utilizam as descobertas dos estudos com corpora e aplicá-las na sala de aula de Língua Inglesa. A base teórica do projeto fora constituída a partir da leitura de textos e artigos da área conhecida como Linguística Aplicada, e da subárea Linguística de Corpus. Textos escritos por alunos da graduação do curso de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) também foram lidos e analisados, focando no uso dos verbos de alta frequência da língua inglesa, visto que estudos recentes têm mostrado que aprendizes de inglês têm dificuldades em utilizar verbos de alta frequência, tais como do, get, give, have, make e take (LAUFER e WALDMAN 2011, JUKNEVICIENE 2008, NESSELHAUF 2005, ALTENBERG e GRANGER, 2001). Uma vez que a presente pesquisa teve como participantes, alunos do ensino médio do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (CAp-UFV/COLUNI), o projeto focou em contribuir com o ensino e aprendizado da língua inglesa para a realização dos concursos dos sistemas de ingresso no ensino superior (Vestibulares e ENEM). Assim, um corpus formado por cerca de 70.000 palavras fora compilado contendo os textos dos vestibulares mais procurados pelos alunos do COLUNI nos últimos 10 anos. Com o auxílio do programa AntConc 3.2.4, diversas análises foram feitas, como uma tabela dos 15 verbos, substantivos e adjetivos mais frequentes e também das collocations (colocações) mais comuns. Na definição de Cowie (1994), a colocação é um tipo de combinação de palavras a qual pode ser distinguida de outros tipos de combinações de palavras, como as combinações livres e as expressões idiomáticas. Uma atividade fora aplicada para os alunos com o intuito de obter dados sobre como seria o desempenho dos mesmos ao estudar as colocações. O estudo focou nas colocações dos verbos do e make. Após a atividade ser aplicada, uma análise estatística dos dados foi feita, podendo assim, identificar os erros mais comuns e trabalha-los em sala de aula em um próximo passo. |