Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 7892

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Química
Setor Departamento de Química
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Mônica Grôppo Parma
Orientador VINICIUS CATAO DE ASSIS SOUZA
Título Valorização das diferentes manifestações culturais por meio da arte e dos pigmentos: um olhar sobre as questões étnicos-raciais e a educação
Resumo Norteado pelas discussões presentes nos documentos que regulamentam a Educação Brasileira, como os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, as Diretrizes Curriculares Nacionais e a Lei 10.639, que traz a obrigatoriedade de inserir no currículo oficial da Rede de Ensino discussões sobre "História e Cultura Afro-Brasileira", este trabalho apresenta um módulo didático contextualizado e interdisciplinar como proposta para trabalhar as questões étnicos-raciais na Educação Básica. Nele foi estabelecida a conexão entre a Química presente nos pigmentos e os saberes artísticos-culturais de países como a África do Sul, buscando a valorização dessa cultura que também se faz presente no Brasil. Para favorecer o processo de construção do conhecimento na Escola, são necessários materiais didáticos atualizados que sirvam de apoio aos professores, direcionando-os quanto à melhor forma de relacionar as diferentes áreas do conhecimento. Sendo assim, a utilização desse módulo pode ser feita com estudantes do Ensino Médio e discutido em cursos de formação de professores de Química e Geociências, a fim de prepará-los para abordarem diversas temáticas em sala de aula, rompendo com a fragmentação no ensino ainda hoje existente. Nesse sentido, o módulo didático produzido foi organizado da seguinte maneira: (i) apresentação de um texto inicial abordando questões como as diversidades cultural e racial existentes no Brasil, uma visão química sobre os pigmentos que influenciam a cor da pele, tal como a melanina, em que foi feita uma discussão em torno da sua estrutura molecular, e o caroteno. Utilizando o viés cultural, foi feita uma descrição sobre os tecidos utilizados pelos povos africanos, como o Batik Africano e o Adinkra; (ii) proposição de questões problematizadoras, com a intenção de despertar a reflexão sobre os diferentes modos de divulgação cultural do conhecimento, além de propiciar que os estudantes pensem sobre o significado das cores na cultura brasileira; (iii) proposta didática voltada à leitura e discussão em grupos de estudantes, trazendo um texto escrito e atribuído a uma criança angolana com a temática do racismo. Durante a discussão, sugere-se que seja estabelecida a relação entre a abordagem de caráter científico, por meio da Química, feita com base na molécula de melanina para se debater sobre questões raciais; e (iv) curiosidades sobre o significado das cores presentes nas bandeiras de países como a África do Sul e o Brasil, além da bandeira utilizada como símbolo das Olimpíadas. Assim, a presente proposta didática buscou desenvolver um trabalho relacionado com as várias áreas do conhecimento, rompendo com as rígidas fronteiras disciplinares que ainda se fazem presentes nas Escolas e Universidades. Por fim, acredita-se que este trabalho tem o potencial para favorecer a articulação de diferentes saberes e permitir que os estudantes compreendam as interações possíveis entre Ciência, Arte, História e a Cultura em geral.
Palavras-chave Ensino de Química, Interdisciplinaridade, História e Cultura Afro-Brasileira
Forma de apresentação..... Painel
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