Resumo |
Norteado pelas discussões presentes nos documentos que regulamentam a Educação Brasileira, como os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, as Diretrizes Curriculares Nacionais e a Lei 10.639, que traz a obrigatoriedade de inserir no currículo oficial da Rede de Ensino discussões sobre "História e Cultura Afro-Brasileira", este trabalho apresenta um módulo didático contextualizado e interdisciplinar como proposta para trabalhar as questões étnicos-raciais na Educação Básica. Nele foi estabelecida a conexão entre a Química presente nos pigmentos e os saberes artísticos-culturais de países como a África do Sul, buscando a valorização dessa cultura que também se faz presente no Brasil. Para favorecer o processo de construção do conhecimento na Escola, são necessários materiais didáticos atualizados que sirvam de apoio aos professores, direcionando-os quanto à melhor forma de relacionar as diferentes áreas do conhecimento. Sendo assim, a utilização desse módulo pode ser feita com estudantes do Ensino Médio e discutido em cursos de formação de professores de Química e Geociências, a fim de prepará-los para abordarem diversas temáticas em sala de aula, rompendo com a fragmentação no ensino ainda hoje existente. Nesse sentido, o módulo didático produzido foi organizado da seguinte maneira: (i) apresentação de um texto inicial abordando questões como as diversidades cultural e racial existentes no Brasil, uma visão química sobre os pigmentos que influenciam a cor da pele, tal como a melanina, em que foi feita uma discussão em torno da sua estrutura molecular, e o caroteno. Utilizando o viés cultural, foi feita uma descrição sobre os tecidos utilizados pelos povos africanos, como o Batik Africano e o Adinkra; (ii) proposição de questões problematizadoras, com a intenção de despertar a reflexão sobre os diferentes modos de divulgação cultural do conhecimento, além de propiciar que os estudantes pensem sobre o significado das cores na cultura brasileira; (iii) proposta didática voltada à leitura e discussão em grupos de estudantes, trazendo um texto escrito e atribuído a uma criança angolana com a temática do racismo. Durante a discussão, sugere-se que seja estabelecida a relação entre a abordagem de caráter científico, por meio da Química, feita com base na molécula de melanina para se debater sobre questões raciais; e (iv) curiosidades sobre o significado das cores presentes nas bandeiras de países como a África do Sul e o Brasil, além da bandeira utilizada como símbolo das Olimpíadas. Assim, a presente proposta didática buscou desenvolver um trabalho relacionado com as várias áreas do conhecimento, rompendo com as rígidas fronteiras disciplinares que ainda se fazem presentes nas Escolas e Universidades. Por fim, acredita-se que este trabalho tem o potencial para favorecer a articulação de diferentes saberes e permitir que os estudantes compreendam as interações possíveis entre Ciência, Arte, História e a Cultura em geral. |