Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 7885

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Agrárias
Área temática Outros
Setor Departamento de Engenharia Florestal
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Clara Salmaso Corrêa
Orientador GUMERCINDO SOUZA LIMA
Outros membros Camila Nascimento Neves, Lilian Oliveira Silveira, Luan Abner Rodrigues de Britto, Mariana Vargas de Souza Coelho, Roger Milla Santos
Título GEIA - Mata - Grupo de Educação e Interpretação Ambiental Mata do Paraíso
Resumo A educação ambiental é um componente essencial na formação de cidadãos sensibilizados, no que se diz respeito à preservação ambiental e manutenção do espaço socioambiental. Para isso, é necessário que ela desperte a consciência de que o ser humano é parte viva e integrada do ecossistema como um todo, e assim faz-se importante para o equilíbrio de ações.
O GEIA-Mata - Grupo de Educação e Interpretação Ambiental da Mata do Paraíso - foi criado em 2003, com a intenção de suprir a necessidade de uma Educação Ambiental de qualidade na cidade de Viçosa, visando ultrapassar as paredes das escolas e levar o aluno do ensino médio e fundamental para o contato direto com a natureza.
O trabalho realizado pelo GEIA consiste em utilizar do espaço da EPTEA- Estação de Pesquisa Treinamento e Educação Ambiental da Mata do Paraíso como artifício para promover uma Educação Ambiental diferenciada, que utiliza de trilhas interpretativas e atividades lúdicas para a construção de uma consciência ecológica em seus visitantes. Percorrer trilhas coloca os visitantes em contato com locais preservados, e que, muitas vezes só podem ser atingidos através de caminhadas. Esse recurso permite um intenso contato do visitante com os elementos ambientais, possibilitando múltiplos estímulos sensoriais e uma conscientização sobre a importância do meio ambiente, a partir da experiência prática e da reflexão. Essa forma de educação ambiental não formal é uma das que apresenta melhor relação entre custo e benefícios, sendo amplamente utilizada em áreas protegidas ao redor do mundo (FERREIRA, 2005).
No ano de 2010 foram atendidas mais de 2500 pessoas na Mata do Paraíso, sendo a sua maioria crianças em pleno processo de construção do conhecimento e consciência ambiental. Já nos anos posteriores esse número de visitantes caiu drasticamente. Objetiva-se com este projeto, aumentar o número de visitantes na EPTEA, atendendo ao público de Viçosa e região, a fim de suprir a grande necessidade de uma Educação Ambiental que aumente a compreensão do indivíduo sobre a importância da preservação, das interações entre os seres e o ambiente e do importante papel da Mata do Paraíso no município de Viçosa.
Palavras-chave Educação, Mata, Paraíso
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,67 segundos.