Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 7881

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Enfermagem
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Amanda Martins Lopes
Orientador LUANA VIEIRA TOLEDO
Outros membros ERIKA ANDRADE E SILVA, Fernanda Luciana Moreira Barbosa, Jércica Lopes de Lima, João Vitor Andrade, Maiane da Silva Fernandes, Naiara Frade da Mata, Tiago da Silva Felipe
Título Educação permanente em saúde: espaços de construção coletiva pautada na problematização da realidade vivenciada pelos técnicos de enfermagem
Resumo Introdução: A gênese do Sistema Único de Saúde (SUS) traz como sentido a gestão de pessoas e a formação de recursos humanos harmoniosos com as premissas da nova política de saúde. Nesse contexto, exige-se ressignificação da prática assistencial dos profissionais da área da saúde, sobretudo os técnicos de enfermagem. Acredita-se que essa ressignificação possa ser influenciada por ações de educação permanente direcionada a esses profissionais. Nesse sentido, entendendo a Universidade como uma instituição formadora de profissionais conscientes em estabelecer aliança com a realidade social, a equipe do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Viçosa (UFV) desenvolveu um projeto de extensão para técnicos de enfermagem, intitulado “A voz e a vez dos técnicos de enfermagem: construindo espaços de diálogo e qualificação profissional no contexto da Atenção Primária à Saúde”. Objetivo: Desenvolver atividades de educação permanente voltada aos técnicos de enfermagem que atuam na Atenção Primária à Saúde (APS) dos municípios de Viçosa, Paula Cândido e São Miguel do Anta – Minas Gerais (MG). Descrição das principais ações: As ações do projeto são direcionadas aos 25 técnicos de enfermagem inseridos nas equipes de saúde da família dos referidos municípios. São realizadas mensalmente oficinas educativas coordenadas pela equipe do projeto, que se constituem em espaços de construção coletiva, pautadas na dialogicidade e na problematização da realidade vivenciada pelos atores sociais. Resultados alcançados: Desde o início do projeto, em maio de 2014, já foram realizadas 16 oficinas, as quais tiveram uma duração de 03 horas e foram ministradas por discentes e docentes de enfermagem, além do apoio de palestrantes convidados. Em cada oficina estiveram presentes em média 12 técnicos de enfermagem. Os temas refletidos e discutidos no decorrer das oficinas relacionam-se com as atribuições e os direitos trabalhistas dos técnicos de enfermagem no contexto da APS; a sensibilização no acolhimento; a classificação e o manejo de lesões cutâneas; as técnicas de administração de medicamentos por via intramuscular e subcutânea; a assistência dos técnicos de enfermagem na atenção à saúde da criança; atualização do calendário nacional de vacinação das crianças, adolescentes, adultos, idosos e gestantes; os cuidados de enfermagem nas pequenas urgências e a assistência de enfermagem no suporte básico de vida (BLS). A avaliação individual das oficinas realizadas até o momento demonstra uma satisfação dos técnicos de enfermagem com as atividades desenvolvidas. Conclusão: Percebe-se que o projeto propicia ao estudante maior aproximação entre a universidade e a realidade do serviço, ao mesmo tempo em que contribui para que o técnico de enfermagem faça uma reflexão sobre o seu agir, melhorando assim a sua assistência.
Palavras-chave Educação permanente, Atenção Primária à Saúde, Técnico de enfermagem.
Forma de apresentação..... Oral
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