ISSN |
2237-9045 |
Instituição |
Universidade Federal de Viçosa |
Nível |
Graduação |
Modalidade |
Extensão |
Área de conhecimento |
Ciências Biológicas e da Saúde |
Área temática |
Enfermagem |
Setor |
Departamento de Medicina e Enfermagem |
Bolsa |
PIBEX |
Conclusão de bolsa |
Não |
Primeiro autor |
Amanda Martins Lopes |
Orientador |
LUANA VIEIRA TOLEDO |
Outros membros |
ERIKA ANDRADE E SILVA, Fernanda Luciana Moreira Barbosa, Jércica Lopes de Lima, João Vitor Andrade, Maiane da Silva Fernandes, Naiara Frade da Mata, Tiago da Silva Felipe |
Título |
Educação permanente em saúde: espaços de construção coletiva pautada na problematização da realidade vivenciada pelos técnicos de enfermagem |
Resumo |
Introdução: A gênese do Sistema Único de Saúde (SUS) traz como sentido a gestão de pessoas e a formação de recursos humanos harmoniosos com as premissas da nova política de saúde. Nesse contexto, exige-se ressignificação da prática assistencial dos profissionais da área da saúde, sobretudo os técnicos de enfermagem. Acredita-se que essa ressignificação possa ser influenciada por ações de educação permanente direcionada a esses profissionais. Nesse sentido, entendendo a Universidade como uma instituição formadora de profissionais conscientes em estabelecer aliança com a realidade social, a equipe do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Viçosa (UFV) desenvolveu um projeto de extensão para técnicos de enfermagem, intitulado “A voz e a vez dos técnicos de enfermagem: construindo espaços de diálogo e qualificação profissional no contexto da Atenção Primária à Saúde”. Objetivo: Desenvolver atividades de educação permanente voltada aos técnicos de enfermagem que atuam na Atenção Primária à Saúde (APS) dos municípios de Viçosa, Paula Cândido e São Miguel do Anta – Minas Gerais (MG). Descrição das principais ações: As ações do projeto são direcionadas aos 25 técnicos de enfermagem inseridos nas equipes de saúde da família dos referidos municípios. São realizadas mensalmente oficinas educativas coordenadas pela equipe do projeto, que se constituem em espaços de construção coletiva, pautadas na dialogicidade e na problematização da realidade vivenciada pelos atores sociais. Resultados alcançados: Desde o início do projeto, em maio de 2014, já foram realizadas 16 oficinas, as quais tiveram uma duração de 03 horas e foram ministradas por discentes e docentes de enfermagem, além do apoio de palestrantes convidados. Em cada oficina estiveram presentes em média 12 técnicos de enfermagem. Os temas refletidos e discutidos no decorrer das oficinas relacionam-se com as atribuições e os direitos trabalhistas dos técnicos de enfermagem no contexto da APS; a sensibilização no acolhimento; a classificação e o manejo de lesões cutâneas; as técnicas de administração de medicamentos por via intramuscular e subcutânea; a assistência dos técnicos de enfermagem na atenção à saúde da criança; atualização do calendário nacional de vacinação das crianças, adolescentes, adultos, idosos e gestantes; os cuidados de enfermagem nas pequenas urgências e a assistência de enfermagem no suporte básico de vida (BLS). A avaliação individual das oficinas realizadas até o momento demonstra uma satisfação dos técnicos de enfermagem com as atividades desenvolvidas. Conclusão: Percebe-se que o projeto propicia ao estudante maior aproximação entre a universidade e a realidade do serviço, ao mesmo tempo em que contribui para que o técnico de enfermagem faça uma reflexão sobre o seu agir, melhorando assim a sua assistência. |
Palavras-chave |
Educação permanente, Atenção Primária à Saúde, Técnico de enfermagem. |
Forma de apresentação..... |
Oral |