Resumo |
O programa Bota Pra Fazer é um programa de ensino voltado para educação empreendedora, através da conciliação entre teoria e prática. Neste estudo propõe-se analisar o processo de implantação do programa Bota Pra Fazer e os resultados do mesmo nas sedes da Universidade Federal de Viçosa: campi Viçosa, Florestal e Rio Paranaíba, que foram subsidiados para implantação da mesma. O programa, organizado pela Endeavor em parceria com o SEBRAE, foi licenciado à UFV em 2015, 2016 e 2017, sendo então desenvolvido pelo Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa - CenTev/UFV, apoiado pela Pró-Reitoria de Ensino, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, e Ceempre. Para análise do processo de implantação bem como, avaliação dos resultados, foram coletados dados de relatórios e planilhas do programa, bem como foram aplicados questionários aos alunos do programa para análise das seguintes categorias: 1- Interesse de montar o próprio negócio; 2- Avaliação das variáveis do programa; 3- Amadurecimento com o programa; 4-Utilidade do conteúdo aprendido; e 5- Melhorias cabíveis. O Bota Pra Fazer teve em 2015 o total de 779 inscritos, 618 da modalidade 100% online e 161 da semipresencial, sendo todos do campus de Viçosa. Em 2016, 479 inscritos, 298 da modalidade 100% online e 181 da semipresencial, sendo 312 referentes à Viçosa, 93 à Florestal e 74 à Rio Paranaíba. No primeiro semestre de 2017 obteve-se número recorde de 1041 inscritos, 701 da modalidade 100% online e 339 da semipresencial, sendo 866 de Viçosa, 173 de Florestal e 2 de Rio Paranaíba. Ressalta-se também que entre os perfis 46% dos inscritos, tanto de 2015, como de 2016 eram mulheres, portanto sendo ligeira minoria, em contrapartida, no primeiro semestre de 2017, o público feminino tornou-se 53% do inscritos. Em relação ao programa concluído em 2015 e 2016 obteve-se, estatisticamente, que a maioria dos inscritos pretende abrir seu negócio dentro dos próximos 3 anos. O desenvolvimento das atividades se deu através de estratégias chaves dos atores envolvidos, sendo elas: busca de parcerias nas principais instâncias e organizações da UFV; prospecção e treinamento de facilitadores para a execução do Programa; divulgação em mídias sociais, portais, palestras e divulgação em eventos e salas de aula; e aplicação do Programa. Durante o andamento do programa foram obtidos feedbacks para averiguar a satisfação dos inscritos, identificar os pontos fracos e fortes, a partir deles planejar melhorias. O presente estudo portanto, permite que seja gerido o conhecimento pra próximas gerações dentro da Universidade Federal de Viçosa e também para outras organizações. Sendo, portanto, estudos que agregam experiências a posteriores implantações do programa, que facilitam a aplicação e permite a criação de novas estratégias. |