Resumo |
O termo popularização da ciência, sendo essa considerada como ciência moderna, surgiu na França do século XIX como forma alternativa à divulgação acadêmica e desde os anos 1990 tem-se inserido globalmente, principalmente em países latino-americanos e caribenhos. A Rede de Popularização da Ciência e da Tecnologia na América Latina e no Caribe (Rede-POP), que tem como uma de suas metas principais fortalecer a popularização da ciência e da tecnologia na região, evidencia o compromisso destas nações na difusão do conhecimento científico. No Brasil, a popularização ganha nova adeptos a partir da criação do Departamento de Difusão e Popularização da Ciência e Tecnologia em 2003, com a principal proposta de formular políticas e implementar programas nesta área. Tais iniciativas ponderam a concretização de ações no campo da popularização da ciência e tecnologia. A partir desse contexto, o projeto Ciência na Praça surge com o propósito de promover a popularização da ciência no município de Viçosa-MG, sensibilizando estudantes, pesquisadores e professores da Universidade Federal de Viçosa (UFV) acerca da importância da socialização de conhecimentos com aqueles que se encontram fora do contexto acadêmico. Além disso, busca-se incentivá-los a examinar seus próprios objetos de estudo quanto à sua aplicabilidade e relevância social e estimular crianças, adolescentes ou mesmo adultos a conhecerem de perto o ambiente científico e possivelmente instigá-los a se imaginarem futuros cientistas. O projeto atua assim, promovendo apresentações temáticas semestrais nos bairros de Viçosa-MG, com o propósito de divulgar o conhecimento científico para o público não acadêmico. Estudantes dos departamentos de pós-graduação (mestrado, doutorado e pós-doutorado) da UFV são convidados para demonstrar, de forma simplificada e adequada, a pesquisa que estão inseridos e como ela pode ser útil para a comunidade, buscando sempre o enfoque prático do objeto de estudo. As apresentações são organizadas de modo a contemplar temas relevantes para a comunidade e promover o interesse e instigar curiosidade pela ciência. Uma importante especificidade deste projeto é a realização de um diagnóstico de interesse no bairro onde será realizada a apresentação, com o intuito de reconhecer a importância de promover uma troca de percepções e atender às demandas e expectativas da comunidade. Com a realização de duas edições, observa-se que a comunidade tende a responder de forma participativa aos eventos, por sentirem-se inclusas ao processo de organização. Embora seja um avanço a consideração de um diagnóstico de interesse, restam aprimoramentos tanto a parte de coleta (para identificação do real interesse de todos os agentes da comunidade) quanto na tradução destes interesses, a fim de que haja um maior alinhamento dos temas às informações coletadas. |