Resumo |
A produção e consumo de papel tem sido objeto de estudos e pesquisas em diversos segmentos. Nas escolas, algumas experiências têm buscado a mensuração do desperdício no consumo e descarte do papel de escritório, de uso frequente em suas atividades. A pesquisa em questão está sendo pautada na identificação e mensuração da quantidade de papel descartado pela Escola Municipal Padre Francisco José da Silva, localizada bairro Nova Viçosa, em Viçosa-MG, em parte de seu período letivo. A escolha da escola se deu pelo fato dos pesquisadores serem participantes de seu cotidiano, atuando pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). O objetivo da análise é verificar, através de uma mensuração mensal, a quantidade de papel descartado e, a partir dos dados obtidos, buscar alternativas que contribuam para sua diminuição, aliando prática com teoria. O caminho metodológico percorrido foi: o projeto foi apresentado para os alunos, professores e funcionários da escola, demonstrando sua importância e a necessidade de colaboração por parte de toda a comunidade escolar; a importância de preservação e manutenção das caixas utilizadas para coleta do material e o envolvimento de todos, para conhecimento real da situação de descarte de papel no ambiente escolar. Para a coleta, foram elaboradas caixas de papel ondulado, revestidas com papel pardo, bem sinalizadas com as respectivas séries e instaladas em todas as classes. Como a estrutura da escola é utilizada em três turnos, cada sala de aula ficou com a disponibilidade de 3 caixas. A sala dos professores e secretaria também foram contempladas. Para o acompanhamento, foi ponderado o intervalo de trinta dias para que esse material seja recolhido, pesado, tenha seus dados contabilizados e salvos em uma planilha Excel. Foram estimados cinco meses de coleta. No entanto, para chegarmos a um valor referente ao ano letivo em sua totalidade, nos utilizaremos da regra de probabilidade estatística. O material recolhido está sendo destinado para um grupo de reciclagem local. O resultado total no valor de papel descartado pela escola durante o tempo de pesquisa está sendo contabilizado e, após tal processo, realizado o cálculo da área florestada necessária para atender o consumo da instituição durante todo o seu ano letivo. Dependendo da disponibilidade de mudas por parte do órgão de administração local, esse contingente arbóreo poderá ser plantado nos arredores da escola. A mensuração total do período de coleta nos possibilitará entender o contexto de desperdício da escola, permitindo algumas tomadas de atitudes que visem atenuar tais fatores. Além disso, o panorama estabelecido pela pesquisa servirá de base para outras pesquisas de mesmo caráter, seja na rede municipal do município ou em outras escolas da região. Até o final deste relatório, foi realizada uma pesagem, em junho, sendo mensurado o total de aproximadamente 30 quilos de papel, média de quase um quilo por caixa de coleta. |