Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 7877

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Geografia
Setor Departamento de Geografia
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Bruno Dias Nali
Orientador ANDRE LUIZ LOPES DE FARIA
Outros membros Edilene Raiane Monteiro, Mariana da Silva Ladeira, Roberta Tudesco Damiano, Wesley Oliveira Soares
Título O desperdício de papel em uma escola pública: uma análise no município de Viçosa-MG no ano de 2017
Resumo A produção e consumo de papel tem sido objeto de estudos e pesquisas em diversos segmentos. Nas escolas, algumas experiências têm buscado a mensuração do desperdício no consumo e descarte do papel de escritório, de uso frequente em suas atividades. A pesquisa em questão está sendo pautada na identificação e mensuração da quantidade de papel descartado pela Escola Municipal Padre Francisco José da Silva, localizada bairro Nova Viçosa, em Viçosa-MG, em parte de seu período letivo. A escolha da escola se deu pelo fato dos pesquisadores serem participantes de seu cotidiano, atuando pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). O objetivo da análise é verificar, através de uma mensuração mensal, a quantidade de papel descartado e, a partir dos dados obtidos, buscar alternativas que contribuam para sua diminuição, aliando prática com teoria. O caminho metodológico percorrido foi: o projeto foi apresentado para os alunos, professores e funcionários da escola, demonstrando sua importância e a necessidade de colaboração por parte de toda a comunidade escolar; a importância de preservação e manutenção das caixas utilizadas para coleta do material e o envolvimento de todos, para conhecimento real da situação de descarte de papel no ambiente escolar. Para a coleta, foram elaboradas caixas de papel ondulado, revestidas com papel pardo, bem sinalizadas com as respectivas séries e instaladas em todas as classes. Como a estrutura da escola é utilizada em três turnos, cada sala de aula ficou com a disponibilidade de 3 caixas. A sala dos professores e secretaria também foram contempladas. Para o acompanhamento, foi ponderado o intervalo de trinta dias para que esse material seja recolhido, pesado, tenha seus dados contabilizados e salvos em uma planilha Excel. Foram estimados cinco meses de coleta. No entanto, para chegarmos a um valor referente ao ano letivo em sua totalidade, nos utilizaremos da regra de probabilidade estatística. O material recolhido está sendo destinado para um grupo de reciclagem local. O resultado total no valor de papel descartado pela escola durante o tempo de pesquisa está sendo contabilizado e, após tal processo, realizado o cálculo da área florestada necessária para atender o consumo da instituição durante todo o seu ano letivo. Dependendo da disponibilidade de mudas por parte do órgão de administração local, esse contingente arbóreo poderá ser plantado nos arredores da escola. A mensuração total do período de coleta nos possibilitará entender o contexto de desperdício da escola, permitindo algumas tomadas de atitudes que visem atenuar tais fatores. Além disso, o panorama estabelecido pela pesquisa servirá de base para outras pesquisas de mesmo caráter, seja na rede municipal do município ou em outras escolas da região. Até o final deste relatório, foi realizada uma pesagem, em junho, sendo mensurado o total de aproximadamente 30 quilos de papel, média de quase um quilo por caixa de coleta.
Palavras-chave Educação Ambiental, Desperdício de papel, Desenvolvimento Sustentável
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,65 segundos.