Resumo |
Nesta pesquisa, pretendeu-se fazer a análise de uma subcategoria específica do metadiscurso denominada hedges de nove dissertações elaboradas por alunos do programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Letras de uma Universidade Federal de Viçosa e defendidas no ano de 2016 . O termo metadiscurso é frequentemente revisitado pela literatura linguística, mas pode indicar diferentes perspectivas teóricas e metodológicas. Adotou-se neste trabalho o modelo de metadiscurso usado para a análise de aspectos interacionais em textos acadêmicos proposto por Hyland (2005a, 2005 b). Os hedges são elementos textuais que indicam o posicionamento de um autor em seu texto. Essa categoria do metadiscurso diz respeito ao instanciamento e é composta por auxiliares modais, verbos, adjetivos e advérbios. De posse da lista dos hedges mais usados em artigos acadêmicos de diferentes áreas em língua inglesa, apresentada por Hyland, fez-se a obsevação da presença desses itens nas dissertações de língua portuguesa para se verificar a frequência desses marcadores textuais. Pretendeu-se também verificar se a presença dos hedges em diferentes linhas de pesquisa, comparando as dissertações de Literatura, Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Estrangeira e Materna e Estudos Discursivos. Além disso, procurou-se propor ainda uma nova lista de palavras que foram consideradas como as mais freqüentes nas dissertações citadas acima. Nesta pesquisa, associou-se o estudo da Linguística de Corpus com o discurso de gêneros acadêmicos. Utilizou-se o software AntConc e o corpus foi composto por 257859 palavras. Gerou-se uma lista das palavras com a posição que apareciam e a frequência para cada linha. Após a comparação da lista de Hyland com a lista gerada a partir das dissertações, percebeu-se que as mesmas não condiziam com a língua Portuguesa. Assim, descreveu-se uma nova lista de palavras com os hedges mais recorrentes nas dissertações aqui analisadas. Esta pesquisa se caracteriza como relevante para os estudos de lingüística porque através dela pode-se verificar como os autores de dissertações se posicionam para seus leitores. |