Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 7854

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Maysa Virgínia Barbosa Silva
Orientador ESTHER GIACOMINI SILVA
Outros membros Lorena Elias Dias, Maria Aparecida Ferreira Fontes, Rosânia de Cássia Rosa
Título Métodos e ações na inclusão escolar
Resumo O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência – PIBID do curso de Pedagogia na UFV apresenta três subprojetos desenvolvidos nas escolas da região da cidade de Viçosa, sendo este na área da Educação Especial. O objetivo é atuar em turmas das escolas regulares que apresentem alunos que necessitem de aporte educacional diferenciado. O presente trabalho foi realizado em duas escolas públicas da cidade de Viçosa, uma municipal e uma estadual, atendendo em salas específicas do 3º ano e 4º ano, respectivamente, com alunos diagnosticados com o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade/TDAH. Esta condição neurobiológica que apresenta entre suas características a desatenção ao realizar e organizar tarefas que exigem muito esforço mental; a inquietude, não permitindo que o indivíduo permaneça no mesmo lugar, em períodos contínuos de tempo;e a impulsividade, apresentando dificuldades em esperar sua vez, seguir regras, impactando socialmente sua vida. O diagnóstico permanece ao longo de toda a vida da pessoa. O acompanhamento nas turmas é realizado durante todo o turno letivo, duas vezes por semana, por meio de observações interativas em todas as atividades em sala, com o objetivo das bolsistas auxiliarem nas adaptações de métodos/materiais, se necessários, para que essas crianças participem como as demais. Os registros são feitos pós-evento, descritivos, em relatórios. A aluna da escola municipal apresenta bom desenvolvimento correspondente ao restante da turma; tem domínio da leitura/escrita e das operações matemáticas de adição, subtração e está aprendendo, nesse semestre, a multiplicação. Sua dificuldade está mais relacionada em confundir as letras durante a leitura, na interpretação de frases e enunciados das atividades e a desatenção, perdendo o foco no que estava fazendo. O aluno da escola estadual possui boa interpretação de textos de forma oral, entretanto não possui domínio da leitura, dificultado pela sua atenção ser pouco constante, interferindo na associação do grafema/fonema. As bolsistas planejaram intervenções pedagógicas com o objetivo de proporcionar a superação das dificuldades iniciais e possibilitar o desenvolvimento de competências sociocognitivas. Nas regências das bolsistas elas utilizaram de jogos para maior concentração; leituras de livros ou pequenos textos coletivamente, e também, materiais concretos, a fim de facilitar a assimilação do conceito para a representação numérica. Com o trabalho que vem sendo desenvolvido, ambos estudantes, apresentaram avanços com as operações matemáticas e também na identificação de letras e sílabas. O uso de metolodogias ativas e interativas contribuiu para a aprendizagem significativa desses alunos, além de incentivar a socialização em suas turmas. Ao mesmo tempo, o Programa articula a troca de conhecimentos entre pibidianos, professores e alunos, favorecendo a prática de uma formação docente voltada a promover as potencialidades do educando.
Palavras-chave TDAH, Educação Especial, formação docente
Forma de apresentação..... Painel
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