Resumo |
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência – PIBID do curso de Pedagogia na UFV apresenta três subprojetos desenvolvidos nas escolas da região da cidade de Viçosa, sendo este na área da Educação Especial. O objetivo é atuar em turmas das escolas regulares que apresentem alunos que necessitem de aporte educacional diferenciado. O presente trabalho foi realizado em duas escolas públicas da cidade de Viçosa, uma municipal e uma estadual, atendendo em salas específicas do 3º ano e 4º ano, respectivamente, com alunos diagnosticados com o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade/TDAH. Esta condição neurobiológica que apresenta entre suas características a desatenção ao realizar e organizar tarefas que exigem muito esforço mental; a inquietude, não permitindo que o indivíduo permaneça no mesmo lugar, em períodos contínuos de tempo;e a impulsividade, apresentando dificuldades em esperar sua vez, seguir regras, impactando socialmente sua vida. O diagnóstico permanece ao longo de toda a vida da pessoa. O acompanhamento nas turmas é realizado durante todo o turno letivo, duas vezes por semana, por meio de observações interativas em todas as atividades em sala, com o objetivo das bolsistas auxiliarem nas adaptações de métodos/materiais, se necessários, para que essas crianças participem como as demais. Os registros são feitos pós-evento, descritivos, em relatórios. A aluna da escola municipal apresenta bom desenvolvimento correspondente ao restante da turma; tem domínio da leitura/escrita e das operações matemáticas de adição, subtração e está aprendendo, nesse semestre, a multiplicação. Sua dificuldade está mais relacionada em confundir as letras durante a leitura, na interpretação de frases e enunciados das atividades e a desatenção, perdendo o foco no que estava fazendo. O aluno da escola estadual possui boa interpretação de textos de forma oral, entretanto não possui domínio da leitura, dificultado pela sua atenção ser pouco constante, interferindo na associação do grafema/fonema. As bolsistas planejaram intervenções pedagógicas com o objetivo de proporcionar a superação das dificuldades iniciais e possibilitar o desenvolvimento de competências sociocognitivas. Nas regências das bolsistas elas utilizaram de jogos para maior concentração; leituras de livros ou pequenos textos coletivamente, e também, materiais concretos, a fim de facilitar a assimilação do conceito para a representação numérica. Com o trabalho que vem sendo desenvolvido, ambos estudantes, apresentaram avanços com as operações matemáticas e também na identificação de letras e sílabas. O uso de metolodogias ativas e interativas contribuiu para a aprendizagem significativa desses alunos, além de incentivar a socialização em suas turmas. Ao mesmo tempo, o Programa articula a troca de conhecimentos entre pibidianos, professores e alunos, favorecendo a prática de uma formação docente voltada a promover as potencialidades do educando. |