Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 7842

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Geografia
Setor Departamento de Geografia
Bolsa Procultura
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Igor Lauriano de Souza Hilario
Orientador ANDRE LUIZ LOPES DE FARIA
Outros membros Flávio Rodrigo Lozer de Amorim
Título Nas práticas dos acordes: diálogos musicais nas escolas de Viçosa (MG).
Resumo Esta pesquisa é descendente do Projeto de Extensão ProCultura “Nas práticas dos acordes: diálogos musicais nas escolas de Viçosa-MG.” O projeto surge com o intuito de desenvolver atividades de musicalização para alunos da rede pública da área urbana do Município de Viçosa, aproveitando a experiência acumulada junto às escolas públicas participantes do PIBID - Geografia e Inclusão, neste caso as Escolas Municipais Edmundo Lins e Pe Francisco José da Silva e a Estadual Santa Rita. A música pode se tornar um importante instrumento para o processo de ensino-aprendizagem, aliando conhecimentos específicos, como os de Geografia, com os que envolvem o dia a dia da comunidade escolar. A música é uma linguagem universal, permite uma transversalidade com conhecimentos específicos de disciplinas tradicionais, com o dia a dia dos estudantes. Ela tem capacidade (re)inclusiva, sendo bivalente: cultural e socializante. O objetivo do projeto é o de elaborar intervenções artísticas, pedagógicas e dos conteúdos de Geografia nos espaços das escolas públicas da área urbana do município de Viçosa (MG), promovendo discussões e reflexões sobre cultura e a arte. As principais ações que estão sendo desenvolvidas são: manter grupos de estudos musicais, sobre a cultura musical brasileira, geografia e seus reflexos na contemporaneidade; promover e participar de eventos e encontros de temática cultural para enriquecimento de novos elementos teóricos/práticos; elaborar e aplicar uma didática de ensino musical abrangente e educativa; oferecer conhecimento teórico e prático musical para os beneficiados do projeto; articular com outros projetos intervenções que aliem cultura e música com conteúdos de Geografia; realizar visitas nas escolas de Viçosa, promovendo oficinas e mini-cursos entre jovens e a cultura musical, entre a escola e a comunidade. Os resultados encontrados até o momento são bem satisfatórios, os alunos estão bem envolvidos na proposta. Estão adquirindo novas formas de apropriação dos conteúdos ministrados e de se relacionar com o ambiente escolar. Através das atividades, os alunos estão desenvolvendo e aperfeiçoando a percepção auditiva, imaginação, coordenação motora, memorização, socialização, expressividade, percepção espacial entre outros aspectos. Esse entendimento, traz consigo pertencimento com novas formas de entender a cultura e os conteúdos de Geografia, através da representação musical. As diversas abordagens tem levado aos participantes conceitos específicos e transversais, como por exemplo: cidadania, urbano e rural, meio ambiente, ética, dentre outros.
Palavras-chave Música, musicalização, geografia.
Forma de apresentação..... Oral
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