Resumo |
Esta pesquisa é descendente do Projeto de Extensão ProCultura “Nas práticas dos acordes: diálogos musicais nas escolas de Viçosa-MG.” O projeto surge com o intuito de desenvolver atividades de musicalização para alunos da rede pública da área urbana do Município de Viçosa, aproveitando a experiência acumulada junto às escolas públicas participantes do PIBID - Geografia e Inclusão, neste caso as Escolas Municipais Edmundo Lins e Pe Francisco José da Silva e a Estadual Santa Rita. A música pode se tornar um importante instrumento para o processo de ensino-aprendizagem, aliando conhecimentos específicos, como os de Geografia, com os que envolvem o dia a dia da comunidade escolar. A música é uma linguagem universal, permite uma transversalidade com conhecimentos específicos de disciplinas tradicionais, com o dia a dia dos estudantes. Ela tem capacidade (re)inclusiva, sendo bivalente: cultural e socializante. O objetivo do projeto é o de elaborar intervenções artísticas, pedagógicas e dos conteúdos de Geografia nos espaços das escolas públicas da área urbana do município de Viçosa (MG), promovendo discussões e reflexões sobre cultura e a arte. As principais ações que estão sendo desenvolvidas são: manter grupos de estudos musicais, sobre a cultura musical brasileira, geografia e seus reflexos na contemporaneidade; promover e participar de eventos e encontros de temática cultural para enriquecimento de novos elementos teóricos/práticos; elaborar e aplicar uma didática de ensino musical abrangente e educativa; oferecer conhecimento teórico e prático musical para os beneficiados do projeto; articular com outros projetos intervenções que aliem cultura e música com conteúdos de Geografia; realizar visitas nas escolas de Viçosa, promovendo oficinas e mini-cursos entre jovens e a cultura musical, entre a escola e a comunidade. Os resultados encontrados até o momento são bem satisfatórios, os alunos estão bem envolvidos na proposta. Estão adquirindo novas formas de apropriação dos conteúdos ministrados e de se relacionar com o ambiente escolar. Através das atividades, os alunos estão desenvolvendo e aperfeiçoando a percepção auditiva, imaginação, coordenação motora, memorização, socialização, expressividade, percepção espacial entre outros aspectos. Esse entendimento, traz consigo pertencimento com novas formas de entender a cultura e os conteúdos de Geografia, através da representação musical. As diversas abordagens tem levado aos participantes conceitos específicos e transversais, como por exemplo: cidadania, urbano e rural, meio ambiente, ética, dentre outros. |