Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 7824

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Engenharia Elétrica
Setor Departamento de Engenharia Elétrica
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Rodrigo Cássio de Barros
Orientador TARCISIO DE ASSUNCAO PIZZIOLO
Outros membros HEVERTON AUGUSTO PEREIRA
Título Estudo de Confiabilidade de Inversores Fotovoltáicos
Resumo A estabilidade da potência da rede é significativamente afetada pelo resultado do impacto líquido de vários pontos de micro geração fotovoltaicos (PV) na rede elétrica, uma vez que existe um aumento dos sistemas fotovoltaicos ligados a sistemas de distribuição. Há muitas maneiras de melhorar a estabilidade do sistema, em relação à regulação de tensão. Alguns trabalhos propõem usar a capacidade ociosa do inversor fotovoltaico para suportar a potência reativa na rede. O principal inconveniente desta solução é o aumento das perdas no conversor durante esta funcionalidade adicional. Assim, este trabalho analisa as perdas de potência nos componentes do inversor fotovoltaico (IGBTs, diodos, um condensador de ligação CC e resistência de amortecimento) durante a injeção de potência ativa e reativa. As simulações considerando um inversor fotovoltaico trifásico de 5kw são realizadas com foco em perdas de condução e comutação, além da temperatura nos dispositivos semicondutores.
Um importante fato e pouco relatado na literatura é a relação da vida útil dos inversores quando estes trabalham no modo multifuncional, principalmente na compensação de reativos aplicados na rede elétrica. Os inversores multifuncionais tem a finalidade de trabalharem na qualidade de energia nos momentos em que não está injetando potência a rede elétrica. Temos, portanto uma utilização maior dos inversores se comparado com os inversores tradicionais. Este trabalho visa, portanto uma realização do estudo da vida útil dos inversores quando os mesmos trabalham na operação multifuncional. O trabalho visa realizar um estudo da vida útil dos componentes semicondutores que são fundamentais para o funcionamento dos inversores.
Desenvolver este trabalho será de suma importante para a área de energias renováveis, uma vez que se trata do estudo de viabilidade de uma peça chave dos sistemas de geração de energia solar fotovoltaico. Com isso, poderá se tratar uma comparação da vida útil do inversor quando o mesmo trabalha na qualidade de energia elétrica aplicada a rede.
Palavras-chave Inversores Fotovoltáicos multifuncionais, Compensação de reativo, confiabilidade.
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,65 segundos.