Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 7823

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Geografia
Setor Colégio de Aplicação - Coluni
Bolsa PIBIC Ensino Médio
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor GIOVANNA CRISTINA HALFELD
Orientador ALLAIN WILHAM SILVA DE OLIVEIRA
Título Inovação socioespacial e o cursinho popular Pre-COLUNI
Resumo Inovação Socioespacial e o Cursinho Popular Pré–COLUNI

Acadêmica: Giovanna Cristina Halfeld
Prof. Allain Wilham Silva de Oliveira


Esta pesquisa analisa o cursinho popular Pré-COLUNI, efetuado pelos alunos do CAp -COLUNI, direcionado a estudantes oriundos de escolas publicas da comunidade viçosense, visando a democratização do acesso a este colégio. O que objetivamos com essa pesquisa é delimitar a origem desta iniciativa social do cursinho popular, bem como detectar necessidades e anseios para a sua evolução. Sendo assim, vamos analisar a sua formação, sua dinâmica, sua territorialidade, bem como sua estrutura e desafios. Para fundamentar a base teórica foram utilizados textos acadêmicos acerca do tema, como o significado de inovação social, o surgimento e a aplicação de leis de ações afirmativas e a estrutura do Colégio de Aplicação-UFV. A partir disso, foram desenvolvidos questionários para serem aplicados por meio de entrevistas com os diversos agentes desta iniciativa, como os educandos, educadores, organizadores, monitores e examinadores, visando tanto a distribuição burocrática das funções dentro desta iniciativa como as diferentes perspectivas a seu respeito. Além destas entrevistas foram realizadas rodas de conversas,duas com os educandos e uma com os educadores. Fundamentando-se nesses dados obtidos, é possível concluir que o Cursinho Popular Pré-Coluni é uma iniciativa multifacetada, que possui bases ideológicas, afetivas e de ação social, constituindo-se de uma preocupação dos alunos do CAp-COLUNI com a inclusão social dos estudantes oriundos das redes públicas de ensino e que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Além disto, ao se constituir como uma organização independente dentro da instituição, origina um movimento de inovação e de conquista socioespacial, sendo uma ação política capaz de gerar um empoderamento por parte dos estudantes de formação cidadã e inserção em um ambiente público reconhecido nacionalmente pela qualidade de ensino.
Palavras-chave Cursinho Popular, Inovação social, CAp-COLUNI
Forma de apresentação..... Oral
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