ISSN | 2237-9045 |
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Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Ensino médio |
Modalidade | Pesquisa |
Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
Área temática | Geografia |
Setor | Colégio de Aplicação - Coluni |
Bolsa | PIBIC Ensino Médio |
Conclusão de bolsa | Sim |
Apoio financeiro | CAPES |
Primeiro autor | GIOVANNA CRISTINA HALFELD |
Orientador | ALLAIN WILHAM SILVA DE OLIVEIRA |
Título | Inovação socioespacial e o cursinho popular Pre-COLUNI |
Resumo | Inovação Socioespacial e o Cursinho Popular Pré–COLUNI Acadêmica: Giovanna Cristina Halfeld Prof. Allain Wilham Silva de Oliveira Esta pesquisa analisa o cursinho popular Pré-COLUNI, efetuado pelos alunos do CAp -COLUNI, direcionado a estudantes oriundos de escolas publicas da comunidade viçosense, visando a democratização do acesso a este colégio. O que objetivamos com essa pesquisa é delimitar a origem desta iniciativa social do cursinho popular, bem como detectar necessidades e anseios para a sua evolução. Sendo assim, vamos analisar a sua formação, sua dinâmica, sua territorialidade, bem como sua estrutura e desafios. Para fundamentar a base teórica foram utilizados textos acadêmicos acerca do tema, como o significado de inovação social, o surgimento e a aplicação de leis de ações afirmativas e a estrutura do Colégio de Aplicação-UFV. A partir disso, foram desenvolvidos questionários para serem aplicados por meio de entrevistas com os diversos agentes desta iniciativa, como os educandos, educadores, organizadores, monitores e examinadores, visando tanto a distribuição burocrática das funções dentro desta iniciativa como as diferentes perspectivas a seu respeito. Além destas entrevistas foram realizadas rodas de conversas,duas com os educandos e uma com os educadores. Fundamentando-se nesses dados obtidos, é possível concluir que o Cursinho Popular Pré-Coluni é uma iniciativa multifacetada, que possui bases ideológicas, afetivas e de ação social, constituindo-se de uma preocupação dos alunos do CAp-COLUNI com a inclusão social dos estudantes oriundos das redes públicas de ensino e que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Além disto, ao se constituir como uma organização independente dentro da instituição, origina um movimento de inovação e de conquista socioespacial, sendo uma ação política capaz de gerar um empoderamento por parte dos estudantes de formação cidadã e inserção em um ambiente público reconhecido nacionalmente pela qualidade de ensino. |
Palavras-chave | Cursinho Popular, Inovação social, CAp-COLUNI |
Forma de apresentação..... | Oral |