Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 7809

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Ciências Sociais
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Mateus Rodrigues Jorge
Orientador MARCELO JOSE OLIVEIRA
Outros membros Arthur Lutterbach Colombarolli, Branca Pereira, Guilherme Mateus de Souza, Igor Linck Marques
Título Sábado Cultural
Resumo O evento intitulado “Sábado Cultural” foi realizado na Escola Estadual José Lourenço de Freitas, no distrito de São José do Triunfo Viçosa-MG, através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Sociologia (PIBID subárea Sociologia). Este evento foi composto por um conjunto de atividades culturais que se caracteriza pela pesquisa-ação, tendo como foco de ação apresentações de dança, música e teatro realizadas pelos alunos da escola, além de oficinas de Arte Circense, Confecção de camisetas, confecção de bonecas e desenho ministradas por bolsistas e convidados. O projeto encontra justificativa na intenção de levantar demandas de formação junto aos alunos e suprir a necessidade da inclusão de uma formação interdisciplinar em que os estudantes da educação básica tenham a oportunidade de demonstrar suas potencialidades de maneira pedagógica, com intuito de promover a apropriação do espaço escolar como contexto prático de produção de conhecimento. O principal objetivo das atividades é incentivar os estudantes do ensino médio, público-alvo do projeto, a se apropriarem do espaço escolar como um espaço público de socialização e estimulá-los ao pertencimento do mesmo. A metodologia empregada teve como premissa a realização das atividades em tempo extra turno, aberto para participação livre, e com o consentimento dos pais. O planejamento envolveu inscrição aberta para sugestões de atividades do/a interesse do aluno/a e de qual prática cultural gostaria de participar dentro de um leque definido de opões/programação. O tempo do evento foi dividido em duas partes: a primeira destinada para as apresentações culturais com foco nos seguintes temas: músicas pop, canções gospel e dança de funk; a segunda parte foi destinada para a realização das oficinas com os seguintes temas: arte circense, confecção de camisetas, confecção de bonecas e desenho. O evento, ocorrido no sábado, dia dez de junho, teve duração de três horas e meia, contando com uma curta abertura, iniciado às oito horas com as apresentações dos estudantes, com término as dez horas. Em seguida, iniciaram-se as oficinas, encerrando as atividades em torno das onze horas e trinta minutos. O resultado observado foi positivo nos seguintes aspectos: sensibilização dos familiares e estudantes para o espaço da escola em seu caráter lúdico de formação, integração da comunidade escolar em atividades artesanais e artísticas, promoção da autonomia do estudante para processos criativos na produção do espaço escolar como espaço de pertença pelo poder de transformá-lo em espaço lúdico.
Palavras-chave Espaço Escolar, Oficinas, Apresentações.
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,63 segundos.