Resumo |
O evento intitulado “Sábado Cultural” foi realizado na Escola Estadual José Lourenço de Freitas, no distrito de São José do Triunfo Viçosa-MG, através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Sociologia (PIBID subárea Sociologia). Este evento foi composto por um conjunto de atividades culturais que se caracteriza pela pesquisa-ação, tendo como foco de ação apresentações de dança, música e teatro realizadas pelos alunos da escola, além de oficinas de Arte Circense, Confecção de camisetas, confecção de bonecas e desenho ministradas por bolsistas e convidados. O projeto encontra justificativa na intenção de levantar demandas de formação junto aos alunos e suprir a necessidade da inclusão de uma formação interdisciplinar em que os estudantes da educação básica tenham a oportunidade de demonstrar suas potencialidades de maneira pedagógica, com intuito de promover a apropriação do espaço escolar como contexto prático de produção de conhecimento. O principal objetivo das atividades é incentivar os estudantes do ensino médio, público-alvo do projeto, a se apropriarem do espaço escolar como um espaço público de socialização e estimulá-los ao pertencimento do mesmo. A metodologia empregada teve como premissa a realização das atividades em tempo extra turno, aberto para participação livre, e com o consentimento dos pais. O planejamento envolveu inscrição aberta para sugestões de atividades do/a interesse do aluno/a e de qual prática cultural gostaria de participar dentro de um leque definido de opões/programação. O tempo do evento foi dividido em duas partes: a primeira destinada para as apresentações culturais com foco nos seguintes temas: músicas pop, canções gospel e dança de funk; a segunda parte foi destinada para a realização das oficinas com os seguintes temas: arte circense, confecção de camisetas, confecção de bonecas e desenho. O evento, ocorrido no sábado, dia dez de junho, teve duração de três horas e meia, contando com uma curta abertura, iniciado às oito horas com as apresentações dos estudantes, com término as dez horas. Em seguida, iniciaram-se as oficinas, encerrando as atividades em torno das onze horas e trinta minutos. O resultado observado foi positivo nos seguintes aspectos: sensibilização dos familiares e estudantes para o espaço da escola em seu caráter lúdico de formação, integração da comunidade escolar em atividades artesanais e artísticas, promoção da autonomia do estudante para processos criativos na produção do espaço escolar como espaço de pertença pelo poder de transformá-lo em espaço lúdico. |