Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 7801

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Lingüística
Setor Departamento de Letras
Bolsa CAPES
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Jamylla Barbosa Moreira Silva
Orientador ANA MARIA FERREIRA BARCELOS
Título A paixão pelo ensino de inglês e a construção da identidade dos professores em formação inicial
Resumo A formação de professores de línguas, área em crescente expansão da Linguística Aplicada, lida com vários desafios, tais como a vontade de ser professor e a identidade de professores de línguas. Embora o nosso país forme muitos profissionais nessa área, alguns estudos (GATTI, 2010; GIMENEZ, 2013)sugerem que muitos alunos ao se formarem em Letras, por exemplo, não querem dar aulas e buscam empregos em outros setores Entretanto, apesar da pouca atratividade na carreira docente, também existem outros estudos que revelam que ainda existem alunos com o desejo de ser professores e já manifestam esta vontade durante o estágio inicial de sua formação. Diante disso, este trabalho, recorte de um pesquisa longitudinal em andamento, tem como objetivo investigar como se constitui a paixão pelo ensino e as identidades profissionais de um grupo de professores em formação inicial com habilitação Português/Inglês que estagiam em um curso de extensão de língua inglesa oferecido por uma universidade no interior de Minas Gerais. O referencial teórico baseia-se nos estudos sobre paixão pelo ensino (DAY, 2004; CARBONNEAU, VALLERAND, FERNET & GUAY, 2008; MARTÍ, 2013), e identidade ensino/aprendizagem de língua estrangeira (RAJAGOPALAN, 1998; FERNANDES, 2006; SALUM, 2007; LEMKE, 20080; SOUZA, 2011; STEIN, 2013). Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram uma narrativa escrita, uma narrativa visual e entrevista. Os resultados parciais da primeira fase da pesquisa sugerem que esses participantes, apesar de demonstrarem uma visão negativa em relação ao status dessa profissão no contexto de ensino brasileiro, manifestam o desejo de serem professores e já se engajam em práticas docentes. Eles também revelam ter consciência da importância dessa experiência para o desenvolvimento de sua identidade profissional. Além disso, os relatos sugerem que sua paixão pelo ensino é constituída por suas emoções, satisfação em ensinar e o gosto pelo inglês. As implicações parciais apontam para a importância da prática de ensino de inglês durante a formação dos participantes, como forma de desenvolver a sua identidade profissional e buscar e/ou reafirmar a paixão pelo ensino.
Palavras-chave Formação, Inglês, Emoções
Forma de apresentação..... Oral
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