Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 7800

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Agrárias
Área temática Agronomia
Setor Departamento de Fitotecnia
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Roberto Freire Ferraz Passos
Orientador DERLY JOSE HENRIQUES DA SILVA
Título Aplicação de processamento digital de imagem em Matlab para medição de dimensões da abóbora.
Resumo Aplicação de processamento digital de imagem em Matlab para medição de dimensões da abóbora.

As técnicas tradicionais aplicadas à caracterização dos frutos demandam tempo, mão de obra e recursos financeiros. Como alternativa, este trabalho propôs a avaliação de caracteres físicos de frutos de abóbora por meio de mensurações em imagens digitais. Assim, foram avaliados 255 frutos usando o software Matlab, medindo-se o comprimento e diâmetro do fruto. A comparação entre a medições reais e realizadas pelo Matlab foi feita utilizando cálculos estatísticos em Excel.

O conhecimento das dimensões de qualquer fruto é fundamental para atender as exigências do mercado; para estocagem, transporte, precificação, entre outros. É importante notar que, além das medições externas, o algorítimo em Matlab estimou as dimensões da cavidade interna para obter a quantização da polpa, parte do fruto com maior valor agregado. Entretanto, estas medições da cavidade interna não atenderam à precisão satisfatória por dificuldades de encontrar filtragem padrão para todos os casos e, portanto, será colocada como trabalhos futuros.

Para que as imagens apresentassem elevada qualidade e padronização foi construído um estúdio fotográfico com dimensões adequadas e com controle de iluminação. As fotografias foram obtidas com câmera digital de alta resolução. Foi armazenado um banco de dados com as imagens de abóbora cortadas longitudinalmente. O Matlab trata as imagens como matrizes na qual cada pixel corresponde a um valor da matriz. Através da escala, incluída no estúdio, foi possível determinar um fator de conversão, em que a largura de qualquer pixel correspondeu à 0.0865 cm. O algorítimo foi implementado para calcular as dimensões da altura e largura do fruto.

Importante notar que os frutos possuem variadas geometrias, cores, entre outros padrões, dificultando o trabalho de medição. Consequentemente, foi necessário implementar algorítimos para trabalhar sob estas condições.
Asim, foi possível observar variaçoes de mais ou menos 2,00 cm em cada dimensão e efciência de com uma margem de até 2,00 cm de 97.65% para largura e 80.00% para altura
Por fim, as medições das dimensões da abóbora servirão como entrada para a estimativa da pesagem desta hortaliça, através de redes neurais.
Palavras-chave PDI, Estatística, Hortaliças
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,70 segundos.