Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 7799

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Saúde Coletiva
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Raíssa Teixeira Rodrigues
Orientador MARCELLA FERRONI GOUVEIA
Outros membros Carla Elisia de Souza, Lais Soares Santos, Mickaela Cunha Monteiro, Tayse Brandão Carneiro
Título Estratégia de prevenção de ISTs/aids em adolescentes: Revisão da literatura
Resumo Introdução: A adolescência é uma fase caracterizada pelo rápido crescimento corporal, pelo aparecimento e desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários e pelo processo de maturação cognitiva, social e emocional. Cronologicamente, é o período da vida situado entre, aproximadamente, 10 e 19 anos de idade. Vivenciar a sexualidade é uma das experiências de maior repercussão na vida do adolescente, a qual tem ocorrido cada vez mais precocemente. Observa-se que, esta fase é marcada por muitas dúvidas, as quais muitas vezes não são discutidas e esclarecidas; o que pode tornar tais indivíduos vulneráveis ás ISTs/aids. Diante disso, abordagens educativas envolvendo adolescentes possibilitam a conscientização sobre a prevenção de ISTs/aids, uma vez que permitem a realização da autorreflexão sobre tais temáticas, o que favorece além da aquisição de conhecimento, a satisfação das curiosidades, o esclarecimento de dúvidas e anseios deste público perante o assunto. Objetivo: Revisar a literatura para avaliar a importância de atividades de educação em saúde voltada para adolescentes atuando na prevenção de ISTs/aids. Metodologia: Revisão da literatura narrativa realizada com base em artigos científicos colhidos na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) utilizando como descritores “adolescente”, “educação em saúde” e “infecções sexualmente transmissíveis”, bem como dois manuais, do Ministério da saúde. Resultados: A seleção da literatura científica referente ao tema resultou na inclusão de 6 artigos no estudo. As evidências científicas mostraram que as atividades de educação em saúde realizadas em grupo com os adolescentes são fundamentais para a participação e absorção do assunto. Dessa forma, quanto mais participativas estas forem, principalmente com a utilização de jogos que despertam a competição, mais bem-sucedidas serão as atividades realizadas em educação em saúde.Além disso, a valorização do conhecimento prévio dos adolescentes nas primeiras atividades aumentam o vínculo entre os mesmos e os facilitadores, uma vez que, quando o sujeito participa diretamente do seu processo educativo, há contribuição efetiva para a valorização da aprendizagem no grupo. Ademais, o relacionamento dialógico estabelecido exerce impacto na formação do egresso e estimula os adolescentes a assumirem novas práticas de cuidado com a saúde, mais saudáveis e de maneira mais consciente. Vale salientar, que o ambiente escolar é demonstrado como uma oportunidade importante de reflexão e discussão, uma vez que é neste espaço que os adolescentes passam grande parte do dia e que lhes é familiar, favorecendo a expressão de suas dúvidas, medos e sentimentos. Conclusão: Conclui-se que, os estudos têm demostrado a importância que as atividades educativas exercem na prevenção de ISTs/aids, permitindo um diálogo mediado pelas experiências e pela reflexão, proporcionando a aquisição de conhecimentos referentes a temática, os quais levam a adoção de práticas preventivas pelos adolescentes.
Palavras-chave adolescente, educação em saúde, infecções sexualmente transmissíveis
Forma de apresentação..... Painel
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