Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 7791

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Lingüística
Setor Departamento de Letras
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Elvis José Eduardo
Orientador MONICA SANTOS DE SOUZA MELO
Título O Papa é pop: uma análise da midiatização do discurso religioso no Instagram do Papa Francisco.
Resumo Resumo do projeto: O Papa é pop: uma análise da midiatização do discurso religioso no Instagram do Papa Francisco.
Projeto de pesquisa submetido ao edital de seleção do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PROBIC/FAPEMIG/UFV.
Professora: Doutora Mônica dos Santos de Souza Melo
Orientando: Elvis José Eduardo

Um novo papa é eleito no Vaticano. É um argentino chamado Jorge Mario Bergoglio, que adotou o nome de Papa Francisco. Pertencente à ordem dos jesuítas, o Papa Francisco veio como substituto do seu antecessor, o papa alemão Joseph Aloisius Ratzinger, que renunciou ao cargo em fevereiro de 2013. Conhecido por ser uma figura bastante carismática, o Papa Francisco vem adquirindo uma admiração cada vez maior dos fiéis e se tornando cada vez mais popular. Com o intuito de obter maior aproximação dos fiéis, o Papa Francisco passou a fazer uso das mídias sociais. A mais recente empreitada do Papa Francisco no ambiente virtual se deu em março de 2016 com a abertura de sua conta oficial no Instagram. Com base nessas informações, iniciamos um projeto de pesquisa, cujo objetivo é estudar o processo de midiatização do discurso religioso a partir da análise das postagens do sumo pontífice no Instagram e, ao mesmo tempo, verificar como esse dispositivo favorece os valores da Igreja Católica e a captação dos fiéis, a partir de uma construção de ethos individual e constitucional. A primeira justificativa para execução do projeto é devido à uma carência de estudos sistemáticos sobre o discurso religioso e a segunda é a grande influência que o discurso religioso exerce na população. Os objetivos gerais se baseiam na análise discursiva e de identificação dos éthé transmitidos pelo Papa em suas publicações no Instagram. Já os objetivos específicos concentram-se no mapeamento e descrição da conta oficial do Papa no período de 19 março a 31 dezembro de 2016; descrição da organização discursiva dos temas selecionados, baseados nos termos propostos por Charaudeau (2008); identificação das estratégias de construção do ethos do Papa e da Igreja Católica; identificação e descrição dos imaginários projetados dos temas predominantes e, por fim, uma análise interpretativa da relação entre imagem e texto para a formação dos imaginários e éthé projetados. A presente proposta é um recorte desse projeto, no qual descrevemos a organização discursiva de uma das temáticas predominantes no corpus. Cientes de que a análise do discurso utiliza como ferramenta de pesquisa a linguagem, nossa tarefa incluiu a decomposição da substância semiológica que compõe a linguagem para analisar a relação entre os comportamentos linguageiros e as condições contratuais. Em seguida, houve a interpretação destes dados obtidos, levando em consideração um minucioso estudo das imagens e, a partir da análise de todas as informações, pode-se verificar a predominância de alguns procedimentos discursivos usados como estratégias de captação e de aproximação dos fiéis.
Palavras-chave Papa Francisco, Instagram, discurso religioso
Forma de apresentação..... Oral, Painel
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