Resumo |
A pesquisa desenvolvida, fruto das experiências do PIBID/Letras-Português e Literaturas de Língua Portuguesa, consistiu em discutir sobre a importância da sala dos professores como espaço privilegiado de socialização docente, bem como caracterizar e analisar esse ambiente, sob a perspectiva de elementos físicos, sociais e psíquicos, a fim de compreender o que foi denominado por Esteve (1995), Jesus (1998) e Aranda (2007) como o mal-estar docente. Esta expressão, emprega-se para descrever os efeitos permanentes e negativos, que afetam a personalidade do professor como resultado das condições psicológicas e sociais em que exerce a docência, devido a mudança social acelerada (ESTEVE in NÓVOA, 1995). Empregou-se a abordagem qualitativa e a metodologia de pesquisa narrativa, além das observações realizadas no ambiente da sala dos professores, assim como o estudo de caso como recurso colaborativo. Constatou-se que o espaço destinado aos professores, no intervalo das aulas, é um ambiente de socialização, de conversas informais, de tomarem o cafezinho e comer, de atualização de eventos e repasses escolares, de trocas de experiências, metodologias, vivências, todavia, também é um espaço de conflitos. Embora ocorram frustrações, conflitos pessoais e coletivos de interesses de várias naturezas, além das oposições de opiniões e ideologias, o espaço é marcado predominantemente pelas lamúrias e desapontamentos dos professores com relação à profissão, à escola, ao salário, aos alunos, à direção, à falta de prestígio social e tempo para o lazer, entre outros, tornando o ambiente carregado de estresse, além dos impactos psicológicos sofridos não apenas por quem emite as reclamações e lamentações, mas também por aqueles que ouvem e absorvem as falas. Percebeu-se que a saúde física e psicológica do professor vem sendo prejudicada por fatores sociopolíticos, pessoais e da formação profissional que, em casos mais graves, acarretam no mal-estar docente. Assim, a sala dos professores funciona como uma válvula de escape onde esses profissionais se interagem, expressam seus pensamentos e vivências, às vezes diminuindo a tensão, outras, acirrando os conflitos inerentes a qualquer relação de trabalho, inclusive a educacional. |