Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 7789

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Letras
Setor Departamento de Letras
Bolsa CAPES
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Evandro Batista Siqueira
Orientador ELISA CRISTINA LOPES
Outros membros Letícia Quirino Moreira
Título Sala dos professores: um confessionário no âmbito escolar
Resumo A pesquisa desenvolvida, fruto das experiências do PIBID/Letras-Português e Literaturas de Língua Portuguesa, consistiu em discutir sobre a importância da sala dos professores como espaço privilegiado de socialização docente, bem como caracterizar e analisar esse ambiente, sob a perspectiva de elementos físicos, sociais e psíquicos, a fim de compreender o que foi denominado por Esteve (1995), Jesus (1998) e Aranda (2007) como o mal-estar docente. Esta expressão, emprega-se para descrever os efeitos permanentes e negativos, que afetam a personalidade do professor como resultado das condições psicológicas e sociais em que exerce a docência, devido a mudança social acelerada (ESTEVE in NÓVOA, 1995). Empregou-se a abordagem qualitativa e a metodologia de pesquisa narrativa, além das observações realizadas no ambiente da sala dos professores, assim como o estudo de caso como recurso colaborativo. Constatou-se que o espaço destinado aos professores, no intervalo das aulas, é um ambiente de socialização, de conversas informais, de tomarem o cafezinho e comer, de atualização de eventos e repasses escolares, de trocas de experiências, metodologias, vivências, todavia, também é um espaço de conflitos. Embora ocorram frustrações, conflitos pessoais e coletivos de interesses de várias naturezas, além das oposições de opiniões e ideologias, o espaço é marcado predominantemente pelas lamúrias e desapontamentos dos professores com relação à profissão, à escola, ao salário, aos alunos, à direção, à falta de prestígio social e tempo para o lazer, entre outros, tornando o ambiente carregado de estresse, além dos impactos psicológicos sofridos não apenas por quem emite as reclamações e lamentações, mas também por aqueles que ouvem e absorvem as falas. Percebeu-se que a saúde física e psicológica do professor vem sendo prejudicada por fatores sociopolíticos, pessoais e da formação profissional que, em casos mais graves, acarretam no mal-estar docente. Assim, a sala dos professores funciona como uma válvula de escape onde esses profissionais se interagem, expressam seus pensamentos e vivências, às vezes diminuindo a tensão, outras, acirrando os conflitos inerentes a qualquer relação de trabalho, inclusive a educacional.
Palavras-chave PIBID, SALA DOS PROFESSORES, MAL-ESTAR DOCENTE.
Forma de apresentação..... Oral
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