Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 7787

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Engenharia Química
Setor Departamento de Química
Bolsa FUNARBEN
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FUNARBE
Primeiro autor Bruno de Lima Santos
Orientador ANDRE GUSTAVO SATO
Outros membros Gustavo Freire da Silva
Título Aplicativo Android como auxílio no ensino de termodinâmica
Resumo Problemas de engenharia envolvem parâmetros que na maioria das vezes são calculados de forma numérica, dada a comum dificuldade de se encontrar uma solução analítica rápida e satisfatória. Por sua vez, procedimentos numéricos são demorados e podem envolver processos iterativos, de forma que a melhor maneira de se executar métodos numéricos é utilizar softwares adequados. Este trabalho desenvolveu uma aplicação para sistema Android (smartphone) capaz de executar o cálculo iterativo do fator de compressibilidade de uma substância qualquer, líquido ou gás, sendo necessário ao usuário informar apenas os parâmetros intrínsecos do composto, encontrados facilmente em tabelas de livros didáticos ou na internet, juntamente com as condições de temperatura e pressão. O algorítimo considera as Equações de Estado Cúbicas no Volume mais conhecidas e presentes na maioria da literatura abordada nos cursos de Termodinâmica, que são: Equação do Gás Ideal, Equação de Van der Waals, Equação de Redlich-Kwong, Equação de Soave-Redlich-Kwong e Equação de Peng-Robinson.
Além de possuir grande precisão matemática, a interface foi concebida para atender propostas didáticas, de modo que um estudante possa interagir sem complicações com o programa, com a possibilidade de interferir no critério de parada do método iterativo para avaliar a sua influência no resultado final. Outra funcionalidade didática da interface é permitir que o usuário altere com apenas um toque a equação considerada no cálculo, o que possibilita observar a diferença entre os resultados obtidos por cada tipo de formulação de forma instantânea. O aplicativo permite que o aluno tenha uma relação mais próxima com os conceitos termodinâmicos, pois realiza a parte mais longa e mecânica do processo de ensino e aprendizagem (processo iterativo), o que deixa para quem utiliza a parte crítica de interpretar os resultados obtidos, com a liberdade de alterar os dados informados à aplicação, para analisar instantaneamente a influência da sua ação sobre o resultado anterior. Espera-se que dessa forma o estudante possa se sentir mais motivado ao perceber a importância dos conceitos e métodos apresentados pelo professor.
Palavras-chave Android, Termodinâmica, Equações de Estado Cúbicas
Forma de apresentação..... Oral
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