Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 7786

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Gisele Santos Soares
Orientador JAQUELINE CARDOSO ZEFERINO
Título Educação das relações étnico raciais e a lei 10.639/2003 na Escola Estadual de Correntina Estado da Bahia
Resumo A presente pesquisa tem como tema os diálogos entre a educação das relações étnico-raciais e a educação do campo a partir da experiência da Escola Estadual de Correntina, localizada no Estado da Bahia. É desenvolvida no âmbito do trabalho de conclusão do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Viçosa e do Programa de Extensão Universitária Redemoinhos: circulação de saberes e fazeres para a promoção da igualdade racial, do qual sou bolsista. A Escola Estadual de Correntina possui um número expressivos de estudantes negros (as), dos (as) quais grande parte são oriundos (as) de comunidades negras rurais e remanescentes de quilombos. Nesse contexto, torna-se relevante o estudo Lei 10.639/03 que institui nos currículos da educação básica a obrigatoriedade da história e da cultura africana e afro-brasileira e sua relação com a educação e sujeitos do campo. Tal lei é uma conquista dos movimentos sociais negros na luta por uma educação intercultural que explicite os saberes e fazeres dos povos negros no cenário político e educacional, além do enfrentamento ao racismo e ao epistemicídio. Essa pesquisa tem como objetivo geral compreender o processo de implementação do ensino das relações étnico-raciais no contexto da Escola Estadual de Correntina. E como objetivos específicos localizar quais práticas pedagógicas antirracistas e afirmativas são realizadas pela Escola; identificar como a proposta pedagógica da lei 10.639/03 é apresentada no Projeto Político Pedagógico da escola; mapear via senso escolar o número de estudantes negros (as) moradores (as) de comunidades rurais negras e/ou quilombolas; desvelar os tensionamentos e deslocamentos causados pela implementação da lei. Para desenvolvimento dessa pesquisa será utilizada a pesquisa bibliográfica em diálogo com a pesquisa documental e de campo. Será realizado um circulo de cultura com a comunidade escolar, com o objetivo de colher informações relevantes à pesquisa. A pesquisa está em fase de desenvolvimento e de colheita de dados, portanto, os resultados ainda inconclusos.
Palavras-chave educação antirracista, relações étnico-raciais, educação do campo.
Forma de apresentação..... Oral
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