ISSN |
2237-9045 |
Instituição |
Universidade Federal de Viçosa |
Nível |
Graduação |
Modalidade |
Pesquisa |
Área de conhecimento |
Ciências Humanas e Sociais |
Área temática |
Educação |
Setor |
Departamento de Educação |
Bolsa |
Outros |
Conclusão de bolsa |
Sim |
Apoio financeiro |
Outros |
Primeiro autor |
Gisele Santos Soares |
Orientador |
JAQUELINE CARDOSO ZEFERINO |
Título |
Educação das relações étnico raciais e a lei 10.639/2003 na Escola Estadual de Correntina Estado da Bahia |
Resumo |
A presente pesquisa tem como tema os diálogos entre a educação das relações étnico-raciais e a educação do campo a partir da experiência da Escola Estadual de Correntina, localizada no Estado da Bahia. É desenvolvida no âmbito do trabalho de conclusão do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Viçosa e do Programa de Extensão Universitária Redemoinhos: circulação de saberes e fazeres para a promoção da igualdade racial, do qual sou bolsista. A Escola Estadual de Correntina possui um número expressivos de estudantes negros (as), dos (as) quais grande parte são oriundos (as) de comunidades negras rurais e remanescentes de quilombos. Nesse contexto, torna-se relevante o estudo Lei 10.639/03 que institui nos currículos da educação básica a obrigatoriedade da história e da cultura africana e afro-brasileira e sua relação com a educação e sujeitos do campo. Tal lei é uma conquista dos movimentos sociais negros na luta por uma educação intercultural que explicite os saberes e fazeres dos povos negros no cenário político e educacional, além do enfrentamento ao racismo e ao epistemicídio. Essa pesquisa tem como objetivo geral compreender o processo de implementação do ensino das relações étnico-raciais no contexto da Escola Estadual de Correntina. E como objetivos específicos localizar quais práticas pedagógicas antirracistas e afirmativas são realizadas pela Escola; identificar como a proposta pedagógica da lei 10.639/03 é apresentada no Projeto Político Pedagógico da escola; mapear via senso escolar o número de estudantes negros (as) moradores (as) de comunidades rurais negras e/ou quilombolas; desvelar os tensionamentos e deslocamentos causados pela implementação da lei. Para desenvolvimento dessa pesquisa será utilizada a pesquisa bibliográfica em diálogo com a pesquisa documental e de campo. Será realizado um circulo de cultura com a comunidade escolar, com o objetivo de colher informações relevantes à pesquisa. A pesquisa está em fase de desenvolvimento e de colheita de dados, portanto, os resultados ainda inconclusos. |
Palavras-chave |
educação antirracista, relações étnico-raciais, educação do campo. |
Forma de apresentação..... |
Oral |