Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 7784

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação Física
Setor Departamento de Educação Física
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Vanessa Freitas Silva
Orientador EVELINE TORRES PEREIRA
Outros membros BIANCA CHRISTIAN MEDEIROS SALES, Elizângela Fernandes Ferreira
Título Nível de Atividade Física de Cuidadoras Primárias de Crianças e Adolescentes Autistas
Resumo Introdução:
O cuidador primário é o indivíduo que tem maior responsabilidade e assiduidade frente aos cuidados da pessoa com deficiência. (OLIVEIRA et al., 2009). As demandas de cuidado do sujeito com deficiência podem gerar prejuízos no bem-estar físico de seu responsável (YUI; CHOW; MORROW, 2013). Os cuidadores estão propícios a dedicar pouco tempo à prática de atividade física, devido a sobrecarga das tarefas cotidianas (BAGHDADLI et al. 2014). Questiona-se se diferentes fases da vida (infância, adolescência e vida adulta) do indivíduo com deficiência pode ter relação com o nível de atividade física de seu cuidador primário.
Objetivo: verificar o nível de atividade física de cuidadoras primárias de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Metodologia: Trata-se de um estudo transversal, realizado no período de junho de 2016 a fevereiro de 2017 com 12 cuidadoras de pessoas com TEA, com idade média de (42,92+2,14) anos, residentes na Zona da Mata Mineira – MG/Brasil. Foi utilizado um questionário sociodemográfico e o Critério de Classificação Econômica da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa para caracterização da amostra, além de um acelerômetro da marca Actigraph modelo WGT3X-BT para avaliação do perfil de atividade física (AF) e comportamento sedentário das participantes. A análise dos dados foi composta pelo teste Shapiro Will para verificar a normalidade da amostra e o teste t Student para a comparação das médias. Para todas as análises adotou-se p<0,05. Os dados foram analisados pelo software SPSS 20.
Resultados:
Variável Grupo 1: Cuidadoras de Crianças (N=6) Grupo 2: Cuidadoras de Adolescentes (N=6) Total
(N= 12)
Idade (anos) 36(67±2,80) 49(17±4,40*) 42(92±2,14)
Sedentário (min) 522(46±89,60) 583(21±88,23) 552,85±23,41
Leve (min) 227(49±114,05) 221(00±37,90) 224(25±23,41)
Moderado-Vigoroso (min) 40(71±22,83) 60(15±28,60) 50(43±7,70)
Legenda: min= minutos. *P<0,05 comparando o grupo 1 mães de crianças com autismo com grupo 2 mães de adolescentes com autismo (Teste t para amostras independentes).
Conclusão: Não houve diferença estatística no NAF das cuidadoras primárias de crianças e adolescentes com TEA. Ambos os grupos foram classificadas como ativos fisicamente, com base no American College of Sports Medicine.
Palavras-chave TEA, Cuidadoras Primárias, Acelerometria.
Forma de apresentação..... Painel
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