Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 7779

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Artes
Setor Colégio de Aplicação - Coluni
Bolsa CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor WIVES KAYAN VIEIRA TOLEDO
Orientador DANIELLE RODRIGUES DE MORAES
Título II COLUNI em cena: comédia e tragédia nos 90 anos da UFV
Resumo A prática teatral é uma manifestação artística que desempenha um papel de elo entre a sociedade e a sua própria realidade. Vivenciar um processo de ensino/aprendizagem de teatro possibilita a ampliação do senso estético do envolvido, sendo essa uma das funções do ensino da arte na escola. O projeto “II COLUNI em Cena – Tragédia e Comédia nos 90 anos da UFV”, desenvolvido com os alunos do 1º ano, do Colégio de Aplicação COLUNI, da Universidade Federal de Viçosa teve por objetivo desenvolver e discutir a linguagem teatral no Ensino Médio, em suas diferentes dimensões, artística, filosófica e social. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que buscou apreender, a partir da observação participante e da entrevista semiestruturada, o processo ensino/aprendizagem da linguagem teatral no contexto escolar. O projeto, criado pela área de Arte foi desenvolvido de forma interdisciplinar com as áreas de Língua Portuguesa, Sociologia, Filosofia e Literatura e direcionado aos 150 alunos do primeiro ano do Ensino Médio do Colégio de Aplicação COLUNI/UFV. Para a sua materialização seguiu-se a abordagem triangular do ensino de Arte, constituída pelas etapas de apreciação, contextualização e produção artística. Todo o processo de ensino/aprendizagem teatral, que envolveu oficinas de figurino, cenário, dramaturgia, etc, aconteceu ao longo de nove meses, contribuindo para que os alunos pudessem ver o teatro como uma prática artística, educacional e também interdisciplinar. As entrevistas realizadas com os alunos ressaltaram o papel social assumido pelo teatro, ao contribuir para o desenvolvimento de habilidades como, o incentivo à criatividade, ao estímulo da improvisação e ao trabalho em equipe. A partir da realização do projeto pode-se perceber que o processo pedagógico vivenciado pelos participantes ocorreu de uma maneira prazerosa e dinâmica. A inclusão da linguagem teatral como uma das expressões artísticas a ser trabalhada, na escola, permitiu um processo educativo, rico e criativo que possibilitou aos envolvidos a ampliação do senso estético e artístico, além do desenvolvimento do gosto pelo teatro.
Palavras-chave Teatro, Ensino/aprendizagem, Interdisciplinaridade.
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,66 segundos.