Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 7778

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Letras
Setor Departamento de Letras
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Aline Souza dos Santos
Orientador IDALENA OLIVEIRA CHAVES
Outros membros Caroline Campos Fraga, Mariane Souza Pena
Título Ensinar português do Brasil como língua de herança: uma proposta de atividades linguísticas e musicais
Resumo Este trabalho refere-se à produção e ao desenvolvimento de um portal educativo para crianças de 5 a 10 anos, nascidas ou residentes fora do Brasil, aprenderem português. Nos últimos anos têm-se observado um aumento crescente de brasileiros residentes no exterior e com filhos em fase de aprendizagem. Isso aponta para um problema em relação ao ensino da língua portuguesa para estas crianças. Nesta perspectiva, buscamos desenvolver um projeto de extensão com uma proposta para ensinar a língua materna dos familiares, isto é, a língua de herança do aprendiz. Assim, nosso principal objetivo é contribuir para a manutenção do português brasileiro como Língua de Herança (PBLH) em vários lugares do mundo, na modalidade de Educação a Distância, e, assim, contribuir para a difusão do português do Brasil como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico e tecnológico. Nossa ideia é aproximar as metodologias atuais do ensino do português brasileiro para crianças, com o ensino desenvolvido, empiricamente, como língua de herança pelo mundo; elaborar um material didático multidisciplinar que contemple os conhecimentos linguísticos, a literatura, a música, o meio ambiente, a matemática e as artes plásticas; e que este material possa ficar disponível online e assim, facilitar o acesso de qualquer lugar. Baseados nos dados oficiais de relatórios consulares, bem como nos propostos por Andreia Moroni e Juliana Gomes (2015) e Edleise Mendes (2014) sobre a área do PLH, e de José Fiorin (2008) no que concerne à multidisciplinaridade, além do uso das novas tecnologias de informação (TICs), propomos um trabalho de aquisição da escrita e leitura em português, desenvolvendo atividades organizadas em torno dos eixos que constituem o ensino e a aprendizagem da língua portuguesa. Para tanto, buscamos produzir e desenvolver um portal educativo, em parceria com a Coordenadoria de Educação Aberta a Distância (CEAD) e o Departamento de Letras (DLA) da Universidade Federal de Viçosa (UFV), com atividades interativas para o trabalho com o ensino e aprendizagem do português como língua de herança com conteúdos dos anos iniciais do ensino fundamental, sobre o tema “animais”. Isso se justifica pelo fato desse tema sempre despertar interesse e curiosidade em crianças de qualquer faixa-etária e poder contemplar várias áreas do conhecimento, como ciências, matemática, geografia, história, artes plásticas, e, claro, a língua portuguesa. Foram elaboradas 14 unidades que apresentam, de maneira lúdica e divertida, os seguintes animais: cachorro, cavalo, cobra (jiboia), elefante, gato, girafa, jabuti, jacaré, macaco, papagaio, sapo, siri, tatu e urso. O portal já está disponível e tem sido aprovado por seus usuários.
Palavras-chave Português Língua De Herança, EAD para crianças, Materiais Didáticos.
Forma de apresentação..... Painel
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