ISSN | 2237-9045 |
---|---|
Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Graduação |
Modalidade | Ensino |
Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
Área temática | Educação |
Setor | Departamento de Economia Doméstica |
Bolsa | Outros |
Conclusão de bolsa | Não |
Primeiro autor | Roseli da Silva |
Orientador | MARIA APARECIDA DOS SANTOS |
Outros membros | Maria Aparecida Valentim de Souza Leite |
Título | Brincando com a Música e se Divertindo com os Movimentos |
Resumo | Projeto desenvolvido no Laboratório de Desenvolvimento Infantil Projeto: Brincando com a música e se divertindo com os movimentos As crianças desde o seu nascimento movimentam-se e este vai se aprimorando a cada dia por intermédio das experiências como, por exemplo: correr, saltar, pular, manusear objetos, brincar com as músicas, movimentos corporais, etc. Para as crianças menores o movimento é uma forma de expressão e comunicação através dos gestos faciais e da utilização do corpo. Integrando as possibilidades de movimentos, entra a linguagem musical, que em cada momento musical deve incentivar ações, comportamentos motores e gestuais. As crianças integram a música às demais brincadeiras e jogos. Elas ampliam os modos de expressão musical pelas conquistas vocais e corporais. Podem articular e entoar um maior número de sons, reproduzindo letras simples, refrãos, onomatopeias etc. explorando gestos sonoros, como bater palmas, pernas, pés, especialmente depois de conquistada a marcha, a capacidade de correr, pular e movimentar-se acompanhando com a música. Considerando a importância que a música e o movimento têm para o desenvolvimento infantil, foram realizadas atividades que contemplassem as múltiplas linguagens da Educação Infantil, enfatizando os objetivos da música e do movimento para esta faixa etária. A criança se expressa e se comunica por meio dos gestos e das mímicas faciais e interage utilizando fortemente o apoio do corpo. O ato motor faz-se presente em suas funções expressiva, instrumental ou de sustentação às posturas e aos gestos. Os objetivos da música e do movimento: Oportunizar elementos do próprio corpo por meio da exploração, das brincadeiras, do uso do espelho e da interação com os outros, participação de brincadeiras de roda ou de danças. Estimular à exploração, o uso dos sentidos, a expressão de sons com a voz, o corpo e com alguns instrumentos musicais, favorecer a interação com músicas variadas e promover a realização de movimentos com o corpo, e danças com a música. Foi desenvolvido um projeto com 12 crianças na faixa etária de 1,2 anos, o qual surgiu de observações realizadas pela professora, onde se percebeu a necessidade de se ampliar as atividades com músicas e que contemplassem a interação e participação das crianças em atividades com músicas e movimentos. Foram priorizadas as habilidades pertinentes ao desenvolvimento da faixa etária, atividades como: brincadeiras com o corpo, atividades de imitação de sons, gestos com o corpo, ritmos musicais, imitações de canções cantadas e ouvidas, exploração de instrumentos musicais, cantigas de roda, sons onomatopeicos e músicas com voz e violão. As habilidades desenvolvidas pelas crianças foram importantes para o aprimoramento de suas capacidades, o que as prepara para o desenvolvimento de suas potencialidades posteriores. |
Palavras-chave | corpo, música, movimento |
Forma de apresentação..... | Painel |