Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 7772

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Economia Doméstica
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Roseli da Silva
Orientador MARIA APARECIDA DOS SANTOS
Outros membros Maria Aparecida Valentim de Souza Leite
Título Brincando com a Música e se Divertindo com os Movimentos
Resumo Projeto desenvolvido no Laboratório de Desenvolvimento Infantil

Projeto: Brincando com a música e se divertindo com os movimentos

As crianças desde o seu nascimento movimentam-se e este vai se aprimorando a cada dia por intermédio das experiências como, por exemplo: correr, saltar, pular, manusear objetos, brincar com as músicas, movimentos corporais, etc. Para as crianças menores o movimento é uma forma de expressão e comunicação através dos gestos faciais e da utilização do corpo.
Integrando as possibilidades de movimentos, entra a linguagem musical, que em cada momento musical deve incentivar ações, comportamentos motores e gestuais. As crianças integram a música às demais brincadeiras e jogos. Elas ampliam os modos de expressão musical pelas conquistas vocais e corporais. Podem articular e entoar um maior número de sons, reproduzindo letras simples, refrãos, onomatopeias etc. explorando gestos sonoros, como bater palmas, pernas, pés, especialmente depois de conquistada a marcha, a capacidade de correr, pular e movimentar-se acompanhando com a música. Considerando a importância que a música e o movimento têm para o desenvolvimento infantil, foram realizadas atividades que contemplassem as múltiplas linguagens da Educação Infantil, enfatizando os objetivos da música e do movimento para esta faixa etária. A criança se expressa e se comunica por meio dos gestos e das mímicas faciais e interage utilizando fortemente o apoio do corpo. O ato motor faz-se presente em suas funções expressiva, instrumental ou de sustentação às posturas e aos gestos.
Os objetivos da música e do movimento: Oportunizar elementos do próprio corpo por meio da exploração, das brincadeiras, do uso do espelho e da interação com os outros, participação de brincadeiras de roda ou de danças. Estimular à exploração, o uso dos sentidos, a expressão de sons com a voz, o corpo e com alguns instrumentos musicais, favorecer a interação com músicas variadas e promover a realização de movimentos com o corpo, e danças com a música.
Foi desenvolvido um projeto com 12 crianças na faixa etária de 1,2 anos, o qual surgiu de observações realizadas pela professora, onde se percebeu a necessidade de se ampliar as atividades com músicas e que contemplassem a interação e participação das crianças em atividades com músicas e movimentos.
Foram priorizadas as habilidades pertinentes ao desenvolvimento da faixa etária, atividades como: brincadeiras com o corpo, atividades de imitação de sons, gestos com o corpo, ritmos musicais, imitações de canções cantadas e ouvidas, exploração de instrumentos musicais, cantigas de roda, sons onomatopeicos e músicas com voz e violão. As habilidades desenvolvidas pelas crianças foram importantes para o aprimoramento de suas capacidades, o que as prepara para o desenvolvimento de suas potencialidades posteriores.
Palavras-chave corpo, música, movimento
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,68 segundos.