Resumo |
Considerando que o consumismo compreende um fenômeno mundial, convém analisar o comportamento de consumo da população, de forma especial dos jovens, de modo a observar o impacto das escolhas sobre o meio ambiente. Diante disso, surge o interesse de conhecer o posicionamento dos jovens perante as abordagens e concepções ambientais existentes. Pensando na educação como uma forma de melhorar tais percepções, tem-se então a necessidade de conhecer o grau de consciência ambiental dos jovens universitários diante dos hábitos de consumo por eles vivenciados. Dessa forma, torna-se relevante pesquisar como, na visão de jovens universitários, a conscientização ambiental está sendo abordada na Universidade Federal de Viçosa (UFV). O presente trabalho foi realizado por meio da atuação como bolsista PIBIC/CNPQ na Pesquisa de Mestrado: “Conscientização Ambiental e Consumo Sustentável de Jovens Universitários no Município de Viçosa/MG”, desenvolvida por Sandra de Oliveira Pereira, no Programa de Pós-Graduação do Departamento de Economia Doméstica da Universidade Federal de Viçosa (PPGED/UFV). Esta pesquisa buscou averiguar se a consciência ambiental dos estudantes associa-se ao comportamento de consumo sustentável que os jovens acadêmicos da UFV assumem. O trabalho pautou-se em uma metodologia quanti-qualitativa com caráter descritivo-exploratório, realizado em duas fases: 1ª- foram aplicados questionários à amostra da população selecionada, composta por 148 acadêmicos da UFV estudantes do último ano da graduação; 2ª- no segundo momento realizou-se entrevista de roteiro semiestruturado com 20 estudantes participantes da primeira etapa, as perguntas pautaram-se nas respostas obtidas no primeiro momento a fim de tracejar melhor a questão em estudo. Para análise dos dados quantitativos utilizou-se o Software estatístico SPSS, já para os qualitativos utilizou-se a técnica de Análise de Conteúdo. Nos resultados observou-se, de um modo geral, que os estudantes apresentam consciência do papel que devem exercer com relação ao meio ambiente, no entanto reconhecem que não conseguem adotar práticas efetivas quanto às questões ambientais em seu cotidiano, isso devido à existência de fatores como o preço e a falta de política de reciclagem do lixo, mencionados como principais barreiras para a prática da consciência ambiental. Considera-se, neste sentido, que o trabalho desenvolvido pode servir de embasamento para a realização de novas pesquisas e ser útil como contribuição e incentivo para a criação de políticas públicas que englobem a questão ambiental em conjunto com os jovens estudantes. |