Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 7768

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Química
Setor Departamento de Química
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Gabriel Lima Pizano
Orientador MAYURA MARQUES MAGALHAES RUBINGER
Outros membros Edmundo Sebastião Souza, Flavio Eustaquio Brasileiro dos Santos, Lais Cardoso dos Santos, Ludmilla Sousa Lopes, MARA GARCIA TAVARES, Mariana Lima Pereira, Nayza Martins Correa Ramos, Thamylles Thuany Mayrink Lima
Título O PROJETO JOVEM CIENTISTA em 2017
Resumo O Projeto Jovem Cientista tem como objetivo despertar o interesse pela ciência e melhorar a aprendizagem no ensino básico. Os estudantes matriculados no Projeto frequentam aulas experimentais semanais onde são estimulados a desenvolver sua capacidade de observação e descrição de fenômenos, de formulação e confirmação de hipóteses. Com isso, sua curiosidade é estimulada, seu interesse pela ciência é ampliado, desenvolvem espírito crítico e cooperativo. Em 2017, participaram 304 alunos do oitavo e nono anos das seguintes escolas: E.E. Dr. Raimundo Alves Torres (ESEDRAT), E.E. Raul de Leoni (ERL), E.E. Sta. Rita de Cássia (ESRC), E.E. Alice Loureiro (EAL), E. E. Effie Rolfs (EER), E.E. Padre Álvaro Correa Borges (EPACB), E.M. Ministro Edmundo Lins (MMEL), Centro Educacional Dr. Januário de Andrade Fontes (CEJAF). A maioria das aulas ocorreu em turmas com aproximadamente 10 alunos, no Espaço Ciência em Ação (Vila Giannetti – UFV). Algumas turmas foram atendidas em sua própria escola (ESEDRAT e EAL), com os materiais desenvolvidos pela equipe do projeto. A principal metodologia utilizada são experimentos que relacionam de forma atrativa os conteúdos aprendidos na escola. Outras atividades como jogos didáticos, vídeos e visitas a museus e espaços de ciência da UFV são incluídas. Tudo é realizado com o objetivo de mostrar que o conhecimento científico é importante para a vida cotidiana e que é possível aprender ciências de maneira agradável e divertida. As atividades procuram também contribuir com o desenvolvimento do raciocínio crítico e da capacidade de expressar ideias. Um questionário de opinião mostrou que os estudantes gostaram de participar do projeto e que consideram que este influenciou positivamente em sua aprendizagem na escola. O uso de laboratórios bem equipados, recursos multimídia e jogos educativos do Espaço Ciência em Ação e de outros ambientes da UFV traz aos participantes uma nova perspectiva quanto à compreensão do que é Ciência. Eles se sentem mais motivados e felizes pois estão em um espaço propício para a realização de atividades experimentais que normalmente as escolas não têm condições de proporcionar. Em relação às turmas que estão desenvolvendo o projeto na escola, a equipe tem levado materiais complementares ao que está disponível no laboratório da escola e, assim, também foi possível realizar atividades interessantes para esses alunos. Apesar das condições não serem iguais, esta situação apresentou a vantagem de possibilitar a inclusão de todos os estudantes do 8º e 9º anos da EAL e todos do 9º ano da ESEDRAT. Além de contribuir para a popularização da ciência, os estudantes universitários (Licenciandos em Química e Ciências Biológicas) que realizam as atividades do Jovem Cientista tem a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre as questões sociais da comunidade escolar e melhorar sua formação como futuros professores.
Palavras-chave Popularização da ciência, Interdisciplinaridade, Aulas experimentais
Forma de apresentação..... Oral, Painel
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