Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 7765

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Contábeis
Setor Departamento de Administração e Contabilidade
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Julia La Serra da Cunha Pinto
Orientador FERNANDA MARIA DE ALMEIDA
Outros membros Camila Henriques de Paula
Título O Reuni e os indicadores de desempenho do TCU na Universidade Federal de Viçosa
Resumo O Reuni é um Programa do Governo Federal de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais Brasileiras. Com adesão optativa das universidades federais, foi instituído em 2007 e objetivou a expansão do acesso no Ensino Superior e a garantia de condições de permanência no mesmo, além do aumento dos recursos humanos existente nas universidades federais. Procurou-se, também, assegurar a qualidade da educação, elevar a taxa de sucesso da graduação e a relação de alunos por professor. Assim, dada a importância do Reuni, o presente trabalho objetiva analisar, na Universidade Federal de Viçosa (UFV), os indicadores de desempenho do TCU (Decisão nº 408/2002) e identificar se com Programa houveram variações significativas na evolução dos indicadores da UFV. No que se refere à metodologia, esta pesquisa caracteriza-se como quantitativa, descritiva, documental e ex-post facto. Os dados foram coletados de 2002 a 2015, período que aborda antes, durante e após a vigência do programa, e organizados em uma tabela que contempla os nove indicadores. Utilizou-se de estatísticas descritivas para que possibilitasse o estudo da amplitude de cada indicador durante o período e, após isso, fez-se uma combinação de gráficos que representam a evolução dos indicadores ao longo do tempo estudado. Ainda, foram estimadas regressões para cada indicador e, através das mesmas, foi possível identificar as variações ao longo do tempo e, assim, a taxa de crescimento anual dos indicadores. Percebeu-se que, dos nove indicadores, cinco mostraram-se crescentes ao longo do tempo, sendo eles o custo corrente por aluno (7,71%a.a.), aluno tempo integral por funcionário (2,72%a.a.) e índice de qualificação do corpo docente (0,38%a.a.), sendo que apenas a taxa de funcionário por professor (-2,31%a.a.) e a taxa de sucesso na graduação (-3,43%a.a.) apresentaram decrescimento. Além disso, foi possível notar que dois dos indicadores se encontraram distantes das metas apresentadas pelo Governo Federal no momento da instituição do Reuni, que são a relação de alunos por professor (18 alunos/professor) e a taxa de sucesso na graduação (90%). Assim, conclui-se que, em função do aumento no custo corrente por aluno, da queda no número de funcionários com relação ao de professores e da redução na taxa de sucesso na graduação, a UFV deve procurar estratégias para melhorar tais indicadores, porém sem desconsiderar a limitação de recursos financeiros decorrentes da atual restrição pública orçamentária. Exemplos de ações poderiam ser a criação de parcerias no âmbito público-privado; treinamentos e incentivos técnicos aos servidores; e a investigação das causas da queda do sucesso na graduação.
Palavras-chave reuni, desempenho, ufv
Forma de apresentação..... Painel
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