Resumo |
O Rede Idiomas é um dos projetos desenvolvidos por diferentes Núcleos da Rede CsF. Com o objetivo de possibilitar o contato com a língua e com a cultura estrangeira por meio de grupos de imersão cultural, são discutidos aspectos inerentes aos costumes e hábitos de diferentes povos e como a língua é profundamente modificada por eles. Denominado “Rede Idiomas 2.0”, o projeto é baseado em sua primeira versão, com a iniciativa, em 2015, dos Núcleos Guarulhos-SP, Pelotas-RS e Viçosa-MG. O Núcleo Viçosa já ofertou, desde o início do projeto, 18 grupos de imersão cultural e beneficiou mais de 120 alunos nas modalidades Inglês, Francês, Mandarim e Alemão. A modalidade Rede Idiomas - Alemão surgiu com a proposta de proporcionar à população local um conhecimento sobre a língua em questões atuais e fatos relevantes por meio de mídias e didáticas que auxiliem no aprendizado, além de estimular os alunos a terem mais contato com a língua alemã. Sabe-se que no nosso país o ensino da língua alemã é caro e se limita a uma pequena parcela que pode pagar por isso, já que a prioridade de muitos é custear o curso de língua inglesa. A língua alemã é a segunda mais importante da ciência e o país oferece hoje inúmeras bolsas, oportunidades de empregos, estágios e vagas em universidades para estrangeiros, especialmente para o Brasil, que possui vários programas de parceria. Assim, com este grupo de imersão cultural, visa-se, também, oferecer oportunidade a mais pessoas para que possam pleitear uma dessas ofertas. Diante disso, buscou-se, por meio desse trabalho, avaliar o grupo de imersão cultural alemão do projeto de extensão Rede Idiomas e o incentivo proporcionado aos alunos no aprendizado da língua alemã. Para isso, estruturou-se um questionário com perguntas que indicaram o contato do aluno a materiais germânicos antes e depois de se matricularem no grupo de imersão cultural. Os principais resultados mostraram o aumento significativo no número médio de horas semanais destinadas ao aprendizado da língua alemã. Outro resultado interessante foi o aumento da diversidade das ferramentas utilizadas. Antes do grupo de imersão cultural, os alunos se limitavam ao uso da internet para acessar conteúdos em alemão. Após matricularem-se no Rede Idiomas, passaram a utilizar outros instrumentais como filmes, rádio, internet e jornais de notícias on-line. Diante dessas constatações, pode-se concluir que o grupo de imersão cultural alemão do projeto Rede Idiomas foi eficiente em seu propósito de instigar o aprendizado do idioma e proporcionar um maior contato diário dos alunos com a língua alemã e seus aspectos culturais. |