Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 7748

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Outros
Setor Departamento de Informática
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Felippe Clemente
Orientador VLADIMIR OLIVEIRA DI IORIO
Outros membros Bruno Menini Matosak
Título Avaliação do grupo de imersão cultural alemão do projeto Rede Idiomas e o incentivo proporcionado aos estudantes no aprendizado da língua alemã
Resumo O Rede Idiomas é um dos projetos desenvolvidos por diferentes Núcleos da Rede CsF. Com o objetivo de possibilitar o contato com a língua e com a cultura estrangeira por meio de grupos de imersão cultural, são discutidos aspectos inerentes aos costumes e hábitos de diferentes povos e como a língua é profundamente modificada por eles. Denominado “Rede Idiomas 2.0”, o projeto é baseado em sua primeira versão, com a iniciativa, em 2015, dos Núcleos Guarulhos-SP, Pelotas-RS e Viçosa-MG. O Núcleo Viçosa já ofertou, desde o início do projeto, 18 grupos de imersão cultural e beneficiou mais de 120 alunos nas modalidades Inglês, Francês, Mandarim e Alemão. A modalidade Rede Idiomas - Alemão surgiu com a proposta de proporcionar à população local um conhecimento sobre a língua em questões atuais e fatos relevantes por meio de mídias e didáticas que auxiliem no aprendizado, além de estimular os alunos a terem mais contato com a língua alemã. Sabe-se que no nosso país o ensino da língua alemã é caro e se limita a uma pequena parcela que pode pagar por isso, já que a prioridade de muitos é custear o curso de língua inglesa. A língua alemã é a segunda mais importante da ciência e o país oferece hoje inúmeras bolsas, oportunidades de empregos, estágios e vagas em universidades para estrangeiros, especialmente para o Brasil, que possui vários programas de parceria. Assim, com este grupo de imersão cultural, visa-se, também, oferecer oportunidade a mais pessoas para que possam pleitear uma dessas ofertas. Diante disso, buscou-se, por meio desse trabalho, avaliar o grupo de imersão cultural alemão do projeto de extensão Rede Idiomas e o incentivo proporcionado aos alunos no aprendizado da língua alemã. Para isso, estruturou-se um questionário com perguntas que indicaram o contato do aluno a materiais germânicos antes e depois de se matricularem no grupo de imersão cultural. Os principais resultados mostraram o aumento significativo no número médio de horas semanais destinadas ao aprendizado da língua alemã. Outro resultado interessante foi o aumento da diversidade das ferramentas utilizadas. Antes do grupo de imersão cultural, os alunos se limitavam ao uso da internet para acessar conteúdos em alemão. Após matricularem-se no Rede Idiomas, passaram a utilizar outros instrumentais como filmes, rádio, internet e jornais de notícias on-line. Diante dessas constatações, pode-se concluir que o grupo de imersão cultural alemão do projeto Rede Idiomas foi eficiente em seu propósito de instigar o aprendizado do idioma e proporcionar um maior contato diário dos alunos com a língua alemã e seus aspectos culturais.
Palavras-chave Língua Alemã, Imersão Cultural, Rede CsF
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,66 segundos.