Resumo |
Este trabalho foi desenvolvido na disciplina LET 104 - Oficina de leitura e produção de gêneros acadêmicos e teve como objetivo inicial mostrar a importância do uso da ludicidade para o ensino-aprendizagem da matemática no Ensino Fundamental II. Apesar de a matemática estar presente em várias áreas da vida das pessoas, não é tão fácil despertar o interesse dos alunos em entendê-la. Diante disso, é válido procurar novas metodologias de ensino, dentre elas o uso de jogos que permitem uma maior interação aluno-aluno e aluno-professor. Deve-se ressaltar que o lúdico desperta a criatividade dos estudantes e, consequentemente, a vontade de aprender os assuntos abordados em sala de aula. A justificativa para o trabalho surge com a necessidade de melhorar o sistema de ensino atual que, por muitas vezes, é falho, pois acomoda a criança a apenas buscar uma pontuação ao invés de incentivá-la a ser sujeito do conhecimento. Desse modo, espera-se que o projeto seja apresentado a professores e a futuros professores para que se conscientizem da necessidade da mudança. Para o desenvolvimento, foram aplicadas atividades a três turmas do 9° ano por alunas da graduação da Universidade Federal de Viçosa. Os jogos criados eram: “Tabuleiro de equações” o qual consistia em um tabuleiro de 34 casas, contendo equações do 1°, 2° e 3 ° grau, em que os alunos participaram dois a dois; “Construção de um tetraedro em origami”, no qual os alunos receberam duas folhas com dimensões definidas, com as quais efetuaram as dobraduras, e “Cara a cara com figuras planas”, composto por doze cartas contendo três características, o respectivo nome da figura que o aluno deveria adivinhar. Além dos três jogos, alguns desafios foram aplicados, exigindo raciocínio lógico dos alunos. Por fim, eles responderam um questionário referente às respectivas opiniões sobre a matemática e a aula ministrada. O professor junto ao monitor respondeu a outro sobre o ensino da matemática e suas metodologias. Como resultados, verifica-se que ao apresentar o projeto, os alunos se mostraram desinteressados por sentirem certa dificuldade com a matemática. No entanto, com o decorrer da aula, as turmas ficaram mais ativas à medida que dúvidas estavam sendo sanadas. Os estudantes, muitas vezes, apresentam muita dificuldade na aprendizagem da matemática e, com isso, sentem-se desinteressados e desmotivados. A forma de ensino proposta, por meio do lúdico, é colocada como uma opção, uma vez que foi aprovada por grande parte dos alunos e permitiu uma maior interação entre eles. O uso de jogos não é apenas uma forma de distração, sem fins educativos. Assim sendo, é necessário que o professor analise o contexto dos alunos presentes em sala para que a atividade aplicada possa cativá-los, trabalhando também valores éticos e morais. Além disso, devem ser levados em consideração os assuntos que estão sendo abordados nas aulas, a fim de esquematizá-los de modo eficiente. |