Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 7729

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Letras
Setor Departamento de Letras
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Leticia Pereira de Almeida
Orientador ADRIANA DA SILVA
Outros membros Deisiane Santos Silva, Gerciane Costa Manja, Nayanne Samylle Justiniano Barbosa
Título O uso do lúdico no ensino de matemática
Resumo Este trabalho foi desenvolvido na disciplina LET 104 - Oficina de leitura e produção de gêneros acadêmicos e teve como objetivo inicial mostrar a importância do uso da ludicidade para o ensino-aprendizagem da matemática no Ensino Fundamental II. Apesar de a matemática estar presente em várias áreas da vida das pessoas, não é tão fácil despertar o interesse dos alunos em entendê-la. Diante disso, é válido procurar novas metodologias de ensino, dentre elas o uso de jogos que permitem uma maior interação aluno-aluno e aluno-professor. Deve-se ressaltar que o lúdico desperta a criatividade dos estudantes e, consequentemente, a vontade de aprender os assuntos abordados em sala de aula. A justificativa para o trabalho surge com a necessidade de melhorar o sistema de ensino atual que, por muitas vezes, é falho, pois acomoda a criança a apenas buscar uma pontuação ao invés de incentivá-la a ser sujeito do conhecimento. Desse modo, espera-se que o projeto seja apresentado a professores e a futuros professores para que se conscientizem da necessidade da mudança. Para o desenvolvimento, foram aplicadas atividades a três turmas do 9° ano por alunas da graduação da Universidade Federal de Viçosa. Os jogos criados eram: “Tabuleiro de equações” o qual consistia em um tabuleiro de 34 casas, contendo equações do 1°, 2° e 3 ° grau, em que os alunos participaram dois a dois; “Construção de um tetraedro em origami”, no qual os alunos receberam duas folhas com dimensões definidas, com as quais efetuaram as dobraduras, e “Cara a cara com figuras planas”, composto por doze cartas contendo três características, o respectivo nome da figura que o aluno deveria adivinhar. Além dos três jogos, alguns desafios foram aplicados, exigindo raciocínio lógico dos alunos. Por fim, eles responderam um questionário referente às respectivas opiniões sobre a matemática e a aula ministrada. O professor junto ao monitor respondeu a outro sobre o ensino da matemática e suas metodologias. Como resultados, verifica-se que ao apresentar o projeto, os alunos se mostraram desinteressados por sentirem certa dificuldade com a matemática. No entanto, com o decorrer da aula, as turmas ficaram mais ativas à medida que dúvidas estavam sendo sanadas. Os estudantes, muitas vezes, apresentam muita dificuldade na aprendizagem da matemática e, com isso, sentem-se desinteressados e desmotivados. A forma de ensino proposta, por meio do lúdico, é colocada como uma opção, uma vez que foi aprovada por grande parte dos alunos e permitiu uma maior interação entre eles. O uso de jogos não é apenas uma forma de distração, sem fins educativos. Assim sendo, é necessário que o professor analise o contexto dos alunos presentes em sala para que a atividade aplicada possa cativá-los, trabalhando também valores éticos e morais. Além disso, devem ser levados em consideração os assuntos que estão sendo abordados nas aulas, a fim de esquematizá-los de modo eficiente.
Palavras-chave lúdico, ensino, matemática
Forma de apresentação..... Painel
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