Resumo |
Entre os desafios na educação brasileira, destaca-se a falta de disponibilidade de recursos tecnológicos nas escolas, principalmente nas escolas públicas. Assim muitas disciplinas, que necessitam de atividades experimentais para um melhor entendimento, revelam-se de difícil compreensão pelo estudante. Essa dificuldade no aprendizado é, entre tantos motivos, também pela consequência da falta de materiais e equipamentos exigidos para uma melhor absorção do conhecimento, que se apresenta um dos motivos de desinteresse do aluno quanto a escola e da perpetuação do mito de que certas disciplinas, como a química, são de difícil entendimento. Foi com o objetivo de contornar essa defasagem na aprendizagem da química que foi desenvolvido o trabalho em questão, cuja ideia é criar e aperfeiçoar métodos lúdicos alternativos para que o estudante compreenda o conteúdo de maneira satisfatória, a exemplo da estrutura das ligações químicas dos compostos cíclicos, das formas alotrópicas do carbono. Na pesquisa foram confeccionados modelos que simulam átomos e seus respectivos orbitais, e que de modo lúdico e acessível, os alunos podem alcançar o foco do aprendizado. Tais ferramentas consistem em estruturas tridimensionais construídas com pequenas embalagens de leite fermentado do tipo Yakult, Chamito e Itambito, que pelo formato é adequado à simulação de um orbital atômico. Os potinhos foram unidos com cola quente e revestidos com plástico colante em cores vermelho para as ligações covalente do tipo sigma e azul para as ligações covalentes do tipo pi. Os potinhos convieram à montagem dos compostos orgânicos simulados, dando ênfase nos compostos cíclicos como os cicloalcanos e as formas alotrópicas do carbono e que posteriormente foram usados nas aulas de química orgânica do 3º ano do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa. A partir do material produzido foi possível uma melhor compreensão entre as diferenças das hibridações SP3, SP2 e SP do carbono que formam diferentes geometrias espaciais das moléculas, inclusive no estudo da isomeria dos compostos orgânicos. O trabalho resultou-se numa forma mais pragmática de exemplificar o conteúdo abordado em sala de aula, sendo o material o objeto de estudo dos estudantes do terceiro ano do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa no estudo das ligações químicas dos compostos orgânicos. Além disso, é importante destacar o caráter sustentável do material desenvolvido, uma vez que faz uso de embalagens o que promove a reciclagem. É possível que, através da pesquisa desenvolvida com os materiais alternativos, o aluno seja capaz de participar de forma mais interativa das aulas de química e ainda desenvolver noções de sustentabilidade e bioética, ao notar a tendência atual de reutilização de embalagens. |