Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 7721

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Química
Setor Colégio de Aplicação - Coluni
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor LUCAS MENDES MARTINS
Orientador ADENILSON ABRANCHES MONTEIRO
Outros membros Kairo Alessandro Silva Mariano, Mikaela Santos Mascarenhas
Título Estudo da geometria espacial das moléculas orgânicas por meio de materiais alternativos como as embalagens de leites fermentados
Resumo Entre os desafios na educação brasileira, destaca-se a falta de disponibilidade de recursos tecnológicos nas escolas, principalmente nas escolas públicas. Assim muitas disciplinas, que necessitam de atividades experimentais para um melhor entendimento, revelam-se de difícil compreensão pelo estudante. Essa dificuldade no aprendizado é, entre tantos motivos, também pela consequência da falta de materiais e equipamentos exigidos para uma melhor absorção do conhecimento, que se apresenta um dos motivos de desinteresse do aluno quanto a escola e da perpetuação do mito de que certas disciplinas, como a química, são de difícil entendimento. Foi com o objetivo de contornar essa defasagem na aprendizagem da química que foi desenvolvido o trabalho em questão, cuja ideia é criar e aperfeiçoar métodos lúdicos alternativos para que o estudante compreenda o conteúdo de maneira satisfatória, a exemplo da estrutura das ligações químicas dos compostos cíclicos, das formas alotrópicas do carbono. Na pesquisa foram confeccionados modelos que simulam átomos e seus respectivos orbitais, e que de modo lúdico e acessível, os alunos podem alcançar o foco do aprendizado. Tais ferramentas consistem em estruturas tridimensionais construídas com pequenas embalagens de leite fermentado do tipo Yakult, Chamito e Itambito, que pelo formato é adequado à simulação de um orbital atômico. Os potinhos foram unidos com cola quente e revestidos com plástico colante em cores vermelho para as ligações covalente do tipo sigma e azul para as ligações covalentes do tipo pi. Os potinhos convieram à montagem dos compostos orgânicos simulados, dando ênfase nos compostos cíclicos como os cicloalcanos e as formas alotrópicas do carbono e que posteriormente foram usados nas aulas de química orgânica do 3º ano do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa. A partir do material produzido foi possível uma melhor compreensão entre as diferenças das hibridações SP3, SP2 e SP do carbono que formam diferentes geometrias espaciais das moléculas, inclusive no estudo da isomeria dos compostos orgânicos. O trabalho resultou-se numa forma mais pragmática de exemplificar o conteúdo abordado em sala de aula, sendo o material o objeto de estudo dos estudantes do terceiro ano do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa no estudo das ligações químicas dos compostos orgânicos. Além disso, é importante destacar o caráter sustentável do material desenvolvido, uma vez que faz uso de embalagens o que promove a reciclagem. É possível que, através da pesquisa desenvolvida com os materiais alternativos, o aluno seja capaz de participar de forma mais interativa das aulas de química e ainda desenvolver noções de sustentabilidade e bioética, ao notar a tendência atual de reutilização de embalagens.
Palavras-chave hibridação dos átomos de carbono, estudo das ligações químicas, geometria espaciais de moléculas orgânicas
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,67 segundos.