Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 7719

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Luna Carolina Batalha Clemente
Orientador ESTHER GIACOMINI SILVA
Outros membros Caroline Luana de Almeida, Cinthia Silva Barbosa, Danielle Helena Rezende, Eloisa Aldaline de Sousa, Karine Maria Santos Salgado, MARIA APARECIDA DUARTE LOPES, Rayane Oliveira da Silva
Título Lúdico, infância e prática pedagógica: articulações possíveis
Resumo A Ludoteca/UFV é especialmente preparada para propiciar o desenvolvimento de atividades lúdicas e brincadeiras, procurando valorizar a prática do brincar do contexto da infância. As vivências lúdicas possibilitam o desenvolvimento cognitivo, social, motor e afetivo, além de promover a integração das crianças, suas famílias e educadores da comunidade de Viçosa e da microrregião. O projeto "Lúdico, infância e prática pedagógica: articulações possíveis", vinculado a Ludoteca, desenvolve oficinas com os professores da Educação infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental de Viçosa e região, com o intuito de incorporar nas práticas docentes a pluralidade social, cultural e a importância do lúdico. Enquanto as crianças participam de brincadeiras orientadas com as graduandas voluntárias, seus professores participam de uma discussão, promovida pela bolsista, sobre a importância do brincar e o seu potencial em relação a temas da diversidade cultural. Aos docentes é disponibilizado um material escrito contendo o nome de uma história infantil, sugestões de uma sequência didática e de atividades interpretativas com material lúdico. Participaram até o momento 17 professoras da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. Ao todo foram atendidas 697 crianças, sendo 514 na sede e 183 por meio da Ludoteca Itinerante, participando crianças de 2 a 12 anos de idade. O trabalho com as temáticas da diversidade cultural alcançou os seguintes propósitos: uma constante adesão a participar das oficinas e trabalhar questões sobre a valorização da diversidade étnica e cultural; aumento do interesse dos professores em realizar as atividades com seus alunos; disseminação de conhecimento literário de histórias infantis temáticas aos docentes promovendo contribuição para a valorização da cultura em suas diversas manifestações; ampliação da formação do licenciando com reflexões teóricas e práticas, articulando ensino, pesquisa e extensão. O projeto busca continuar a ampliação do oferecimento das oficinas na rede pública, sensibilizando os docentes sobre a importância de abordar temas como a diversidade étnica e cultural, articulando as várias pluralidades e o respeito às concepções individuais, desenvolvida por meio das vivências lúdicas.
Palavras-chave lúdico, diversidade, formação docente
Forma de apresentação..... Painel
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