Resumo |
A Ludoteca/UFV é especialmente preparada para propiciar o desenvolvimento de atividades lúdicas e brincadeiras, procurando valorizar a prática do brincar do contexto da infância. As vivências lúdicas possibilitam o desenvolvimento cognitivo, social, motor e afetivo, além de promover a integração das crianças, suas famílias e educadores da comunidade de Viçosa e da microrregião. O projeto "Lúdico, infância e prática pedagógica: articulações possíveis", vinculado a Ludoteca, desenvolve oficinas com os professores da Educação infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental de Viçosa e região, com o intuito de incorporar nas práticas docentes a pluralidade social, cultural e a importância do lúdico. Enquanto as crianças participam de brincadeiras orientadas com as graduandas voluntárias, seus professores participam de uma discussão, promovida pela bolsista, sobre a importância do brincar e o seu potencial em relação a temas da diversidade cultural. Aos docentes é disponibilizado um material escrito contendo o nome de uma história infantil, sugestões de uma sequência didática e de atividades interpretativas com material lúdico. Participaram até o momento 17 professoras da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. Ao todo foram atendidas 697 crianças, sendo 514 na sede e 183 por meio da Ludoteca Itinerante, participando crianças de 2 a 12 anos de idade. O trabalho com as temáticas da diversidade cultural alcançou os seguintes propósitos: uma constante adesão a participar das oficinas e trabalhar questões sobre a valorização da diversidade étnica e cultural; aumento do interesse dos professores em realizar as atividades com seus alunos; disseminação de conhecimento literário de histórias infantis temáticas aos docentes promovendo contribuição para a valorização da cultura em suas diversas manifestações; ampliação da formação do licenciando com reflexões teóricas e práticas, articulando ensino, pesquisa e extensão. O projeto busca continuar a ampliação do oferecimento das oficinas na rede pública, sensibilizando os docentes sobre a importância de abordar temas como a diversidade étnica e cultural, articulando as várias pluralidades e o respeito às concepções individuais, desenvolvida por meio das vivências lúdicas. |