Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 7717

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Geografia
Setor Departamento de Geografia
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Rodrigo Moraes Fritz
Orientador WAGNER BARBOSA BATELLA
Título O Papel das franquias na reestruturação das cidades: a ascenção do setor na cidade de Viçosa - MG
Resumo Ao longo dos anos surgiram novas formas de relações e trocas que se adaptaram à evolução do Sistema Capitalista pertinente à sociedade atual. Diferentes lugares foram se enquadrando nessas mudanças em diferentes tempos, mas sempre seguindo a tendência mundial que tem o terciário como destaque nas economias.
Um dos setores que se destacou e que ganhou o gosto das pessoas foi o Franchising ou franquias, como é conhecido. Essa forma rápida, flexível e, em partes, popular, ganhou o mundo e no Brasil o crescimento tão foi significativo. O Sistema possuiu mais de 100 mil lojas em território nacional colocando o país em 6º lugar no ranking mundial e em 4º lugar no que diz respeito ao número de marcas com patente brasileira.
Todo esse destaque é reflexo, sobretudo, da evolução do sistema produtivo vigente no mundo contemporâneo em que de predomina a produção, relação e interrelação flexível e que se fez imponente não apenas nas cidades metropolitanas, mas também nas cidades consideradas como médias. Essas cidades viraram objeto de estudo de vários pesquisadores da área e se destacaram como atração para vários tipos de fluxos, tanto de mercadoria e capital quanto de pessoas.
Acompanhando esse ritmo, as franquias viram nas cidades médias a oportunidade de ganhar um novo mercado e aproveitar dessa visibilidade regional que esses espaços estavam recebendo. Considerou-se aqui que Viçosa, na Zona da Mata mineira, é uma cidade média pelos fluxos e pela influência que exerce sobre seu entorno especialmente devido ao papel da Universidade Federal de Viçosa.
As franquias se multiplicaram no Espaço Urbano da cidade e por isso surgiu o interesse em entender onde e como esses estabelecimentos estão distribuídos e qual a influência deles na reestruturação urbana e na reestruturação da cidade. Ademais, com a presente pesquisa, se concluiu que as franquias ainda não proporcionam a reestruturação da cidade, mas já indicam um processo de reestruturação urbana atrelado a outros segmentos da economia local.
Palavras-chave Franquias, Cidades Médias, Reestruturação Urbana.
Forma de apresentação..... Oral, Painel
Gerado em 0,65 segundos.