Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 7716

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Engenharia Elétrica
Setor Departamento de Engenharia Elétrica
Bolsa CAPES
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Clara Thinassi Perini
Orientador JOSE CARLOS DA COSTA CAMPOS
Título Melhorias na proteção primária do sistema elétrico da UFV, através da utilização de inversores de frequência em sistemas elétricos.
Resumo A proteção do sistema elétrico deve ser constantemente estudada e aperfeiçoada, pois ela garante a segurança dos equipamentos, evitando danos físicos nos mesmos e prejuízos para uma empresa, além de garantir a segurança dos trabalhadores. Se o equipamento analisado é um motor, a problemática da alta corrente de partida, que pode atingir níveis muito superiores aos da corrente nominal, pode desarmar ou até queimar os equipamentos de proteção individual, comprometendo a proteção geral da rede. A classificação da corrente de partida dos motores como alta, média ou baixa está definida pela norma NBR 5410, sendo considerada uma corrente alta quando a mesma atinge até 6 vezes a corrente nominal do motor.
Uma possível alteração no relé da rede de proteção geral, com o objetivo de permitir a passagem de correntes mais altas não seria viável, pois além de gerar mais gastos com a distribuidora de energia da instituição, tornaria a proteção menos eficiente. Diante dessa situação, foi realizado um estudo comparado da utilização dos inversores de frequência, e de outros métodos de partida de motores, e o efeito dos mesmos em alguns parâmetros de proteção do sistema, dando ênfase para a redução da corrente de partida dos motores que utilizam os inversores.
Devido à logística e a dificuldade de obter os equipamentos necessários dentro do campus da universidade, foram realizadas simulações em laboratório de partidas do tipo direta, compensada, estrela-triângulo, soft-starter e com inversores de frequência em alguns motores e medidas as respectivas correntes de partida em cada situação. Concluiu-se que para motores de pequeno porte o método de partida usado pode ser escolhido de acordo com o desejo do usuário, mas que para motores de grande porte, o método deve ser escolhido de forma a garantir uma partida suave, com aumento linear de corrente, de forma que a integridade da máquina seja preservada, a eficiência do motor seja garantida e que não haja necessidade de mudar a proteção primária do sistema. Todas essas vantagens, juntamente com o fato dele proporcionar um controle de velocidade do motor, levam à escolha do inversor como método mais eficiente para partida de motores de grande porte.
Palavras-chave Proteção, Inversor de frequência, Partida de motores
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,70 segundos.