Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 7715

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Bolsa PIBEN
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Ivanete Macedo de Freitas
Orientador FERNANDA MARIA COUTINHO DE ANDRADE
Outros membros MARCIO GOMES DA SILVA, Maria das Graças Miranda da Silva, Maria Rosânia Lopes Duarte
Título Tecnologias sociais e agroecologia: análise das propostas metodológicas no ensino aprendizagem das ciências da natureza na educação do campo.
Resumo A UFV oferece desde 2014 o curso de Licenciatura em Educação do Campo com Habilitação em Ciências da Natureza e ênfase em Agroecologia (LICENA) como proposta de formação de professores em docência multidisciplinar, em Ciências da Natureza, para atuação nas escolas e na educação do campo. Este projeto teve por objetivos resgatar tecnologias sociais (TS), apropriadas a Agroecologia, bem como metodologias ativas de ensino aprendizagem que sirvam ao aprendizado significativo e integrado dos conteúdos das Ciências da Natureza na Educação do Campo, além de analisar em que medida essas práticas são incorporadas pelos educandos nos processos educativos escolares e comunitários do campo. A pesquisa foi realizada na UFV e na Escola Família Agrícola Puris a qual tem monitores estudantes da LICENA. A coleta de dados foi realizada por meio de pesquisa bibliográfica e consulta a documentos, nos quais foram levantadas informações sobre: tecnologias sociais apropriadas à Agroecologia e conteúdos relevantes das Ciências da Natureza no ensino médio nas escolas do campo. Os métodos de pesquisa utilizados para levantamento descritivo das metodologias utilizadas no ensino aprendizagem das Ciências da Natureza na EFA Puris e na LICENA foram: observação participante, caderno de campo, questionários estruturados e círculos de cultura. A partir das pesquisas bibliográficas foram elaborados cadernos temáticos. Os cadernos constam de alguma tecnologia social apropriada a agroecologia correlacionada com temas das Ciências da Natureza, visando inspirar aulas criativas e significativas. Os (as) estudantes da LICENA apoiaram esta ação e foram produzidos 17 cadernos temáticos que foram apresentados na Feira de Conhecimentos da LICENA, em março de 2017 e serão distribuídos as Escolas do Campo. Na LICENA as TS tem sido proposta de ensino das Ciências da Natureza. Na EFA-Puris as TS fazem parte da sua prática educativa que visa a formação em agroecologia. A partir do levantamento descritivo das aulas das Ciências da Natureza na EFA-Puris e na LICENA e da sistematização das informações levantadas por meio dos questionários, verifica-se que as aulas práticas favorecem o aprendizado dos estudantes dos conteúdos de Biologia, Química e Física. Verifica-se que as aulas práticas a partir de alguma tecnologia social causam motivação aos estudantes. Entretanto, nem sempre estão claros aos estudantes quais os conceitos das Ciências da Natureza, fundamentais a compreensão das tecnologias sociais. Assim, verificou-se dificuldades dos estudantes no aprendizado das Ciências da Natureza, principalmente no trato das definições de conceitos, mas grande facilidade e interesse em aprender através da prática. Acredita-se na importância da apropriação de conceitos das ciências básicas para a autonomia e visão crítica dos estudantes e que apenas a prática desprovida do conhecimento conceitual torna-se limitada enquanto instrumento de libertação.
Palavras-chave Educação do campo, Tecnologia sociais, Agroecologia
Forma de apresentação..... Painel
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