Resumo |
A UFV oferece desde 2014 o curso de Licenciatura em Educação do Campo com Habilitação em Ciências da Natureza e ênfase em Agroecologia (LICENA) como proposta de formação de professores em docência multidisciplinar, em Ciências da Natureza, para atuação nas escolas e na educação do campo. Este projeto teve por objetivos resgatar tecnologias sociais (TS), apropriadas a Agroecologia, bem como metodologias ativas de ensino aprendizagem que sirvam ao aprendizado significativo e integrado dos conteúdos das Ciências da Natureza na Educação do Campo, além de analisar em que medida essas práticas são incorporadas pelos educandos nos processos educativos escolares e comunitários do campo. A pesquisa foi realizada na UFV e na Escola Família Agrícola Puris a qual tem monitores estudantes da LICENA. A coleta de dados foi realizada por meio de pesquisa bibliográfica e consulta a documentos, nos quais foram levantadas informações sobre: tecnologias sociais apropriadas à Agroecologia e conteúdos relevantes das Ciências da Natureza no ensino médio nas escolas do campo. Os métodos de pesquisa utilizados para levantamento descritivo das metodologias utilizadas no ensino aprendizagem das Ciências da Natureza na EFA Puris e na LICENA foram: observação participante, caderno de campo, questionários estruturados e círculos de cultura. A partir das pesquisas bibliográficas foram elaborados cadernos temáticos. Os cadernos constam de alguma tecnologia social apropriada a agroecologia correlacionada com temas das Ciências da Natureza, visando inspirar aulas criativas e significativas. Os (as) estudantes da LICENA apoiaram esta ação e foram produzidos 17 cadernos temáticos que foram apresentados na Feira de Conhecimentos da LICENA, em março de 2017 e serão distribuídos as Escolas do Campo. Na LICENA as TS tem sido proposta de ensino das Ciências da Natureza. Na EFA-Puris as TS fazem parte da sua prática educativa que visa a formação em agroecologia. A partir do levantamento descritivo das aulas das Ciências da Natureza na EFA-Puris e na LICENA e da sistematização das informações levantadas por meio dos questionários, verifica-se que as aulas práticas favorecem o aprendizado dos estudantes dos conteúdos de Biologia, Química e Física. Verifica-se que as aulas práticas a partir de alguma tecnologia social causam motivação aos estudantes. Entretanto, nem sempre estão claros aos estudantes quais os conceitos das Ciências da Natureza, fundamentais a compreensão das tecnologias sociais. Assim, verificou-se dificuldades dos estudantes no aprendizado das Ciências da Natureza, principalmente no trato das definições de conceitos, mas grande facilidade e interesse em aprender através da prática. Acredita-se na importância da apropriação de conceitos das ciências básicas para a autonomia e visão crítica dos estudantes e que apenas a prática desprovida do conhecimento conceitual torna-se limitada enquanto instrumento de libertação. |