Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 7712

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Matemática
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Ana Paula Abrantes
Orientador CRISTIANE BOTELHO VALADARES
Outros membros Kevin Lopes Pereira
Título Contribuições do Projeto Surdo Cidadão nas Questões Sócio-Educacionais-Científicas
Resumo Segundo Brasil (2006), ações educacionais devem ser pensadas a fim de possibilitar a todos os estudantes, sobretudo às pessoas com Necessidades Educacionais Especiais – NEE, um processo de ensino e aprendizagem que seja significativo com metodologias de ensino que favoreça a construção do conhecimento e formação de professores. Diante disto, o projeto “Surdo Cidadão” se consolida em propostas de formação dos indivíduos surdos e ouvintes por meio da acessibilidade ao processo educacional através da língua de natureza visuo-espacial, a Língua Brasileira de Sinais – Libras e disseminação da mesma a partir de palestras, oficinas e minicursos, sendo o básico I e II, respectivamente. Além disso, o projeto dá auxílio didático em Matemática e Ciências da Natureza, ambas concomitante com a Língua Portuguesa a um grupo de surdos de Viçosa e região, favorecendo no processo de ensino e aprendizagem e permitindo aos licenciandos em formação serem agentes multiplicadores na perspectiva de educação inclusiva com foco na educação de surdos. As ações do projeto eram discutidas semanalmente pela equipe e, no decorrer do ano, as discussões levaram a ministrar aulas com temas específicos de Química com “Tabela Periódica” e Matemática com “Operações Básicas” a fim de contribuir nas questões sociais, científicas, tecnológicas e ambientais. Realizadas semanalmente e em dias distintos, as aulas de Química e Matemática ocorreram em uma sala do Prédio das Licenciaturas – PLI com duração de 2h com a participação de dois licenciandos em Química da Universidade Federal de Viçosa – UFV. A turma era composta por cerca de seis surdos. Os licenciandos participantes proporcionaram aos surdos um ensino bilíngue, sendo a primeira língua em Libras e a Língua Portuguesa escrita como segunda língua. Todas as aulas e atividades ministradas foram planejadas e desenvolvidas reconhecendo as especificidades dos mesmos, visando em recursos visuais e metodologias adequadas como materiais concretos, imagens, animações, experimentos, vídeos, diagramas, esquemas como principal meio de articulação do processo de ensino e aprendizagem na educação de surdos. No tema “Tabela Periódica” foi realizado uma aula interativa na Sala Mendeleev localizada no PLI – UFV, onde puderam entender os elementos químicos e suas aplicações, além das aulas teóricas sobre “O átomo: da história à sua constituição”. No tema “Operações” foi trabalhado as operações básicas a fim de atender à necessidade dos surdos em compreender efetivamente o processo de adição, subtração, divisão e multiplicação visto que são essenciais no nosso cotidiano. Após as discussões das temáticas apresentadas, foram realizadas atividades com a finalidade de possibilitar a compreensão dos conceitos permitindo uma relação sócio-científica sistematizada na importância de se obter uma visão crítica e reflexiva diante do mundo.
Palavras-chave Educação de Surdos, Questões Sócio-Educacionais-Científicas, Processo de Ensino e Aprendizagem
Forma de apresentação..... Painel
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