Resumo |
Como estudantes de graduação em Química, percebemos a importância dessa disciplina, não apenas para os estudantes que irão exercer essa profissão, mas também para a sociedade em geral, uma vez que se trata de uma ciência central que está presente no cotidiano de todos. Constantemente verificamos que a mídia e as pessoas leigas em educação consideram que há disparidades entre o ensino de química. Esse trabalho foi realizado na disciplina LET 104 – Oficina de leitura e produção de gêneros acadêmicos, com o objetivo de treinar a escrita acadêmica e produzir um artigo cientifico. O trabalho é destinado a alunos de primeiro período de graduação da Universidade Federal de Viçosa. Para investigar a veracidade dessas afirmações, este trabalho visa analisar a percepção do professor a respeito do ensino de química nas instituições públicas e privadas, assim como investigar se há ou não diferenças entre as duas redes de ensino na percepção de professores da disciplina. Acreditamos que as diferenças de ensino nas duas redes podem ocorrer devido principalmente à falta de infraestrutura e de metodologias adequadas nas escolas, o não comprometimento dos alunos com as aulas, a falta de didática e formação apropriada de alguns professores e ainda a falta de apoio dos familiares. Para a realização deste trabalho, optou-se pela aplicação de um questionário online contendo 14 (quatorze) perguntas abertas para identificarmos as percepções dos professores de Química sobre o ensino da disciplina e sobre as diferenças encontradas nas redes pública e privada. Esse questionário foi respondido por 10 (dez) profissionais, entre 20 (vinte) a 50 (cinquenta) anos que lecionam química no ensino médio em diferentes estados do Brasil. Os resultados obtidos condizem com o esperado, que era a superioridade na qualidade do ensino das escolas privadas em relação ao ensino nas escolas públicas, evidenciando diferenças que ocorrem entre as duas redes de ensino. Devemos ressaltar que se trata de uma pesquisa exploratória e os resultados refletem as percepções dos entrevistados. |