Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 7694

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Outros
Setor Departamento de Economia Doméstica
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Nayara Marcia Soares Graciano
Orientador ANA LIDIA COUTINHO GALVAO
Outros membros Anny Chrystie Basilio Expedito, Anny Karolyne Basilio Expedito, Jocicarlos Gomes Caetano, Leila Aparecida Costa Pacheco, Márcia Yoshie Kasai
Título Feira Agroecológica e Cultural da Violeira: Uma Estratégia Integração e Empoderamento Comunitário Como Alternativas de Desenvolvimento Local Para O Bairro Violeira, Viçosa, MG
Resumo Este projeto de extensão tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento comunitário do Bairro Violeira, a partir de ações voltadas para tal proposta por meio, principalmente, de feiras livre. Seus participantes são agricultores familiares e artesãos, realizadas na Comunidade com diversos produtos, tais como artesanatos, alimentos orgânicos dentre outros. Para realização das atividades contamos com a parceria da Comunidade Presbiteriana de Viçosa (CPV) e do Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata (CTA-ZM), sendo realizadas a cada dois domingos por mês durante toda a manhã.
Ambas as instituições localizam-se na comunidade da Violeira e já desenvolvem algumas ações de desenvolvimento sociocultural. A CPV possui uma ampla área de aproximadamente 10 mil m² que se localiza no centro da comunidade, na região mais urbanizada. Desde que se instalou na comunidade a CPV tem o desejo de contribuir com o desenvolvimento comunitário da região, promovendo transformações socioculturais através de diversas ações, como caminhadas ecológicas, festa de integração, vídeo-debate, e outras. Para isso vem buscando estabelecer parcerias com outras instituições que tem o mesmo objetivo. O CTA é uma ONG que trabalha com a agricultura familiar a partir dos princípios da agroecologia, que estimula a produção saudável de alimentos e uma nova maneira de se relacionar com a natureza e com os seres humanos por meio da solidariedade e da sustentabilidade, promovendo assim o desenvolvimento econômico e social nas comunidades onde atua.
Assim, este projeto passou a ter extrema importância, envolvendo os cuidados dos produtos ofertados para os consumidores, que vão desde o seu plantio até a comercialização justa, valorizando os seus produtos ediferenciando do mercado convenciona. Visa também o aumento de renda para o público envolvido e escoamento de sua produção e até mesmo a possibilidade de integrar as plantas não convencionais, integrando ainda a pesquisa, ensino e extensão, bem como a importância alternativa de agricultura e geração de renda.
Em avaliações recentes com os produtores verificou-se um aumento da renda e, consequentemente, a melhoria da qualidade de vida. Para os consumidores a avaliação também é positiva, pois passaram a ter acesso a produtos de qualidade próximo às suas casas e também pela oportunidade de lazer gratuito aos domingos pela manhã.
Palavras-chave Geração de renda, Escoamneto do produto, Empoderamento Comunitário e Agricultura Familiar.
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,64 segundos.