Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 7690

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Comunicação
Setor Departamento de Economia Rural
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Guilherme Luis Rosa da Silva
Orientador IVONETE DA SILVA LOPES
Título Comunicação organizacional em cooperativas de crédito: uma análise sobre as centrais e cooperativas Sicoob em Minas Gerais
Resumo A comunicação organizacional é cada vez mais significativa na sociedade contemporânea em que diferentes empreendimentos (público, privado e terceiro setor) precisam pensar em estratégias, não somente para inserção de produtos e serviços no mercado, mas, sobretudo, para zelar pela imagem pública e promover ações para dialogar com a sociedade. No âmbito dessa pesquisa buscou-se estudar a comunicação organizacional associada ao cooperativismo com o objetivo de analisar as estratégias de comunicação organizacional empregadas pelas centrais e pelas seis maiores cooperativas de crédito do Sistema de Cooperativa de Crédito do Brasil (Sicoob), em Minas gerais. Como procedimentos metodológicos foram utilizados: a pesquisa bibliográfica com autores como Kunsch (2003), Pinho (2006), Milagres, et al (2014) e Colpo (2012). Ainda contribuiu para a parte teórica da investigação, o estado da arte sobre comunicação e cooperativismo. A busca foi realizada entre os anos de 2012 a 2016 em duas plataformas do sistema Capes: 1) Banco de Teses e Dissertações e 2) Periódicos. Quanto ao objetivo, trata-se de uma pesquisa exploratória para levantar informações referentes a esta temática. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas. Os resultados revelaram os públicos prioritários das centrais e cooperativas, entre os principais canais de comunicação desses empreendimentos apareceram o site institucional e a intranet, utilizados especialmente para comunicação interna. Na comunicação externa o rádio e o site foram escolhidos por todos os respondentes como canais que possibilitam o relacionamento com a sociedade. A pesquisa também constatou que as atividades de comunicação são direcionadas ao interesse mercadológico das organizações, com a divulgação de produtos e serviços. Portanto, há necessidade da realização de atividades que agreguem a educação cooperativista, a promoção dos princípios e valores do cooperativismo nas comunidades nas quais as centrais e cooperativas estão inseridas.
Palavras-chave Comunicação organizacional, Cooperativismo de crédito, Sicoob
Forma de apresentação..... Oral
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