Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 7683

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Agrárias
Área temática Outros
Setor Departamento de Economia Rural
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CAPES, CNPq
Primeiro autor Attawan Guerino Locatel Suela
Orientador DENIS ANTONIO DA CUNHA
Outros membros Sabrina de Matos Carlos
Título Educação, percepção climática e comportamento pró-ambiental: análise de agricultores da bacia hidrográfica do rio das contas, Bahia
Resumo A intensificação da produção agrícola no futuro deve acontecer em bases sustentáveis. O alcance desse objetivo tem relação direta com o comportamento pró-ambiental dos agricultores. Compreender o conhecimento dos produtores rurais acerca das mudanças do clima e seus efeitos sobre as atividades agropecuárias é importante para que se possa desenvolver estratégias que permitam promover mudanças frente aos desafios futuros. Portanto, este estudo teve como objetivo analisar o papel da educação e da percepção climática para o comportamento pró-ambiental de agricultores. Considerou-se a disposição em adotar técnicas agrícolas mitigadoras de emissões de gases de efeito estufa como fator do comportamento pró-ambiental. A análise englobou agricultores cujas propriedades são localizadas na bacia hidrográfica do Rio das Contas, na Bahia. A bacia localiza-se na região Centro-Sul do estado (coordenadas geográficas 12º55’ e 15º10’ de latitude Sul e 39º00’ e 42º35’ de longitude Oeste). Ela faz parte das bacias do Atlântico Leste e possui área total equivalente a 10,2% do território baiano, constituindo-se a maior bacia hidrográfica totalmente contida no estado, englobando 92 municípios. Metodologicamente, o trabalho foi dividido em três etapas. Na primeira foram coletados dados em 289 propriedades selecionadas ao longo da bacia através de amostragem aleatória simples (95% de confiança estatística). O instrumento utilizado foi um questionário que possuía questões socioeconômicas, sobre adoção de técnicas sustentáveis de produção e sobre o grau de conhecimento/percepção acerca das mudanças climáticas. A segunda etapa correspondeu à análise exploratória das respostas dos agricultores a respeito de sua disposição em adotar técnicas de produção sustentáveis. Para isso foi utilizado o teste de Qui-quadrado (χ2). Na última etapa foi analisado o papel da escolaridade (formal e conhecimento informal) e da percepção climática sobre a decisão dos agricultores por meio de um modelo de probabilidade (Probit). Os principais fatores explicativos da disposição em adotar técnicas produtivas sustentáveis foram o acesso à educação formal e à assistência técnica. A pesquisa mostrou que essas variáveis podem ampliar o conhecimento dos agricultores e promover com maior facilidade a tomada de decisão frente aos cenários de mudanças climáticas. A assistência técnica torna os agricultores mais dispostos a empreender técnicas agrícolas sustentáveis, embora o conhecimento sobre mudanças climáticas tenha papel preponderante para a mudança comportamental dos agricultores. A partir dessa conclusão, sugere-se aos formuladores de políticas regionais que invistam mais em assistência técnica e extensão rural, pois grande parte dos agricultores afirmaram não ter acesso a tais serviços. Ademais, é preciso promover o conhecimento sobre educação ambiental nas escolas, associações e cooperativas, o que irá potencializar a compreensão dos agricultores sobre os problemas ambientais atuais e futuros.
Palavras-chave Comportamento pró-ambiental, Agricultura, Mudanças Climáticas
Forma de apresentação..... Oral, Painel
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