Resumo |
A pesquisa apresenta como tema de investigação o uso de metodologias ativas no aprendizado profissional da docência na formação inicial de professores. A escolha se deu pela necessidade de conhecimentos sobre as metodologias ativas no processo ensino-aprendizagem e como essas podem ser potencializadas no aprendizado profissional de professores. Os objetivos do estudo foram: a) identificar, no contexto das produções teóricas e pesquisas já realizadas sobre metodologias ativas, quais podem ser utilizadas pelos formadores objetivando favorecer o aprendizado profissional da docência na formação inicial de professores; e b) selecionar e analisar metodologias ativas como instrumentos de mediação no processo de construção dos saberes docentes, considerando a valorização da experiência prévia do aprendiz, atribuição de significados e sentidos, relação teoria-prática e reflexão/problematização. Com base nos questionamentos quanto o uso de metodologias ativas no aprendizado da docência, a pesquisa buscou subsídios dentro de um contexto que valorize a formação inicial e continuada em que, os licenciandos e os professores em exercício, possam ser protagonistas do processo de construção dos saberes docentes. Sujeitos que não apenas processam informações e reproduzem conhecimentos, mas que, sobretudo problematizam e refletem sobre as suas ações e práticas de formação e de atuação. Na literatura científica, as metodologias ativas têm sido tema de recorrentes debates e pesquisas no processo ensino-aprendizagem. Como processos, estratégias e recursos, as metodologias ativas, focam na pesquisa, na problematização e na reflexão como ações estruturantes na busca de solução de problemas. Fazendo um levantamento bibliográfico sobre as metodologias ativas que têm sido recorrentes na literatura e a sua importância no processo ensino-aprendizagem identificamos: Estudo de caso, Aprendizagem Baseada em Projetos, Pesquisa científica, Aprendizagem Baseada em Problemas e Método da problematização. No conjunto destas verificam-se também estratégias metodológicas consideradas ativas, tais como: Seminário, Grupos de Verbalização e Grupos de Observação (GV/GO), discussão em pequenos grupos, grupos para formulação de questões, painel integrado, tecnologias, caso de ensino, dramatização, aula invertida, portfólio, grupos de oposição e tempestade cerebral. É importante ressaltar que a apropriação de metodologias e estratégias ativas de aprendizagem na formação inicial e continuada de professores requer uma renovação na maneira de pensar e de agir por parte dos formadores e dos licenciandos/professores em exercício. Assim, é fundamental destacar que estas não podem ser compreendidas como fórmulas mágicas que por si só garantirão a eficácia do ensinar. Não se trata apenas de uma mudança de paradigma teórico, mas efetivamente de ações transformadoras empreendidas, pelos seus protagonistas, no contexto da prática educativa. |