Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 7673

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Lingüística
Setor Colégio de Aplicação - Coluni
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor LUÍZA ESTÉFANY CAMPOS SOBREIRA
Orientador ANITA MARIA FERREIRA DA SILVA
Título A construção das representações sociais da mulher nas canções de vozes femininas da MPB (1930-1990)
Resumo No Brasil, o século XX compreendeu um importante cenário de mudanças políticas, ideológicas e sociais. Dentre elas, destaca-se a construção da representação social da mulher, que sofreu influência direta da industrialização e de outras novidades do período. A música, por sua vez, não só atuou no contingente de mudanças, através da divulgação de ideologias em meios de comunicação em massa, como, também, tornou-se um reflexo sensível das tensões sociais presentes. Sendo assim, neste contexto, temos por objetivo identificar e descrever os momentos em que o papel da mulher nas canções cantadas pelas próprias mulheres na música popular brasileira, entre as décadas de 1930 e 1990, é tido como um sujeito detido de consciência e capaz de influenciar o discurso das canções, em contraste com a sua comumente objetificação. Para isso, associamos a teoria de linguagem de Mikhail Bakhtin (1929) e a Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici (1961) para construir uma análise da representação da mulher e de sua respectiva identificação em esfera discursiva, considerando o dialogismo e a polifonia dos enunciados musicais. Nosso corpus, por sua vez, constitui-se de canções pertencentes a importantes álbuns da música popular brasileira, recortadas a partir dos critérios: tema, data de lançamento, relevância e cantor – todas as músicas são cantadas por mulheres. Além disso, a análise se realizou em duas instâncias. Inicialmente, avaliamos quantitativamente a predominância dos papéis assumidos pela mulher. Daí, apreciamos a proporção das representações sujeito – objeto nas músicas relacionadas ao tema mulher, além de destacar as situações descritas em cada uma das décadas. Posteriormente, foi feita uma análise qualitativa da letra das canções a partir do estudo do conteúdo textual - semântica - e do diálogo entre os enunciados e os seus respectivos contextos de produção. Por fim, acrescentamos discussões sobre os impasses encontrados durante a pesquisa, como a questão das intérpretes e de seu espaço na construção da representação social da mulher, além de incluir temas como a autorreflexão e a auto identidade.
Palavras-chave mulher, música, representação
Forma de apresentação..... Painel
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