Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 7668

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Natalia Alves Lopes
Orientador HELOISA RAIMUNDA HERNECK
Outros membros Aline Duarte Gonçalves, Gabriela Rodrigues de Castro, Sabrina Ramos Cornélio
Título Educação Étnico-racial: A representação da história Afro-brasileira no livro didático
Resumo A partir de 1990 o Estado brasileiro vem desenvolvendo políticas públicas que foram anunciadas na Constituição Federal de 1988, e desenvolvidas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9.394/1996, que visam à promoção da igualdade, liberdade de expressão, equidade e cidadania. Dentro dessas políticas encontra-se a educação Étnico-racial que compreende o ensino da história indígena, africana, cigana, europeia, entre outros grupos que contribuíram para a formação do Brasil. Em janeiro de 2003, foi aprovada a Lei 10.639/2003 que prevê o ensino de História e Cultura da África nas escolas com o objetivo de afirmar o direito à diversidade étnico-racial na educação escolar, colaborando assim, para afirmação e revitalização da autoimagem do povo negro, contribuindo para a valorização e desmitificação de preconceitos que envolvem as diferentes matrizes étnico-culturais que constituem o Brasil. Partindo desse fato o presente ensaio analisou a representação dos Afrodescendentes em dois livros didáticos de História do Ensino Fundamental I identificando como a imagem do negro é construída neste material a partir das orientações previstas na legislação brasileira. O primeiro livro pertence à Coleção Manacá do 4º ano e o segundo a Coleção Plural do 5ºano. A escolha do livro didático como fonte de pesquisa é devido ao fato de ser este recurso um instrumento pedagógico complexo sendo um produto cultural ligado ao contexto social e histórico de produção, isto é, a valores econômicos, políticos, culturais, morais e sociais específicos. Após 14 anos da aprovação da lei 10.639/03 constatamos avanços nos materiais didáticos analisados, visto que estes abordam e problematizam a temática étnico-racial cumprindo as exigências da legislação educacional como a introdução de conceitos como pluralidade cultural, ética e cidadania, não apresentando narrativas com caráter discriminatório e preconceituoso. Por conseguinte, no que tange a imagem dos negros na história há uma maior representatividade nas narrativas ao longo do livro, não se restringindo a presença deste somente ao período colonial, ou seja, a escravidão. Além disso, os dois livros apresentam boxers que fazem reflexão sobre a desigualdade social decorrente da escravidão e buscam apresentar/empoderar a história de mulheres e homens negros que contribuíram para o desenvolvimento social, político, intelectual e econômico brasileiro. Pretendendo, portanto, escapar de uma perspectiva histórica eurocêntrica em favor de uma abordagem mais plural da formação da nacionalidade brasileira.
Palavras-chave Cultura Afro-brasileira, Livro Didático, Políticas públicas
Forma de apresentação..... Painel
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