Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 7659

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Outros
Setor Departamento de Economia Doméstica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Gilberto Venâncio Luiz
Orientador NEUZA MARIA DA SILVA
Outros membros ANA CAROLINA CAMPANA NASCIMENTO, MOYSES NASCIMENTO
Título Atitudes de consumidores em relação ao telefone celular
Resumo O comportamento dos consumidores, em grande parte, é explicado pela atitude em relação a um determinado objeto. Assim, pelo estudo da atitude pode-se tentar prever o comportamento do consumidor frente a um produto ou serviço e modificando essa atitude pode-se modificar também o comportamento. Além disso, grupos de consumidores podem ter atitudes diferentes em relação a um mesmo objeto e o entendimento dessas diferenças pode auxiliar a uma melhor oferta de produtos e serviços a esses consumidores. Nesse contexto, o objetivo deste estudo foi verificar a existência de diferenças na atitude, entre grupos de pessoas com perfis semelhantes, em relação ao telefone celular. Este trabalho caracteriza-se como uma pesquisa descritiva e o tamanho total da amostra foram de 113 indivíduos que responderam um questionário eletrônico, que foi enviando via e-mail para estudantes de uma Universidade Federal, no interior do Estado de Minas Gerais. O questionário era composto por 17 questões sobre a atitude em relação ao telefone celular e outras sobre o perfil dos respondentes. Os dados foram tabulados em planilha do Microsoft Excel e analisados usando o software livre “R”. Para análise dos dados foram usadas as técnicas de estatísticas multivariadas: Análise Fatorial e a Análise de Agrupamentos, com intuito de criar grupos de indivíduos com características semelhantes. E por fim Análise de Variância para verificar a diferença entre as médias dos grupos em relação aos fatores e as variáveis numéricas do perfil dos participantes. Com relação ao perfil dos respondentes verificou-se que 50% eram do sexo masculino e 50% do sexo feminino e 57% pertenciam à faixa etária entre 18 e 24. A maioria dos entrevistados (72%) possuía emprego, enquanto 28% apenas estudavam. O tempo médio de posse do telefone celular era de 8,48; tinham um gasto mensal médio de R$44,21 e em média trocaram de aparelho 4,65 vezes no período de tempo com o telefone. Na análise fatorial as 17 variáveis foram agrupadas em cinco fatores, que foram nomeados da seguinte forma: Fator 1 – Utilidade, Fator 2 – Comodidade, Fator 3 – Benefícios, Fator 4 – Comunicação e Fator 5 – Diversão. Na análise de agrupamentos foram encontrados 4 grupos distintos. O grupo 1 formando por mulheres tinham aparelhos mais caros e percepções positivas com relação ao benefícios advindos do uso do telefone celular e sua função de tecnologia de comunicação. O grupo 2, formado por homens em sua maioria, tinha percepção positiva quanto a utilidade do telefone celular para a vida das pessoas, como acesso a informação, negócios e agilidade. O grupo 3 constituído pelo mesmo número de homens e mulheres, tinham maior gasto mensal e percebiam positivamente a comodidade e a diversão que o celular proporciona às pessoas que o tem. O grupo 4 que obteve scores negativos para os fatores encontrados, evidenciando uma visão negativa com relação ao uso do telefone celular.
Palavras-chave Comportamento do Consumidor, Atitude, Telefone Celular
Forma de apresentação..... Painel
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