Resumo |
O comportamento dos consumidores, em grande parte, é explicado pela atitude em relação a um determinado objeto. Assim, pelo estudo da atitude pode-se tentar prever o comportamento do consumidor frente a um produto ou serviço e modificando essa atitude pode-se modificar também o comportamento. Além disso, grupos de consumidores podem ter atitudes diferentes em relação a um mesmo objeto e o entendimento dessas diferenças pode auxiliar a uma melhor oferta de produtos e serviços a esses consumidores. Nesse contexto, o objetivo deste estudo foi verificar a existência de diferenças na atitude, entre grupos de pessoas com perfis semelhantes, em relação ao telefone celular. Este trabalho caracteriza-se como uma pesquisa descritiva e o tamanho total da amostra foram de 113 indivíduos que responderam um questionário eletrônico, que foi enviando via e-mail para estudantes de uma Universidade Federal, no interior do Estado de Minas Gerais. O questionário era composto por 17 questões sobre a atitude em relação ao telefone celular e outras sobre o perfil dos respondentes. Os dados foram tabulados em planilha do Microsoft Excel e analisados usando o software livre “R”. Para análise dos dados foram usadas as técnicas de estatísticas multivariadas: Análise Fatorial e a Análise de Agrupamentos, com intuito de criar grupos de indivíduos com características semelhantes. E por fim Análise de Variância para verificar a diferença entre as médias dos grupos em relação aos fatores e as variáveis numéricas do perfil dos participantes. Com relação ao perfil dos respondentes verificou-se que 50% eram do sexo masculino e 50% do sexo feminino e 57% pertenciam à faixa etária entre 18 e 24. A maioria dos entrevistados (72%) possuía emprego, enquanto 28% apenas estudavam. O tempo médio de posse do telefone celular era de 8,48; tinham um gasto mensal médio de R$44,21 e em média trocaram de aparelho 4,65 vezes no período de tempo com o telefone. Na análise fatorial as 17 variáveis foram agrupadas em cinco fatores, que foram nomeados da seguinte forma: Fator 1 – Utilidade, Fator 2 – Comodidade, Fator 3 – Benefícios, Fator 4 – Comunicação e Fator 5 – Diversão. Na análise de agrupamentos foram encontrados 4 grupos distintos. O grupo 1 formando por mulheres tinham aparelhos mais caros e percepções positivas com relação ao benefícios advindos do uso do telefone celular e sua função de tecnologia de comunicação. O grupo 2, formado por homens em sua maioria, tinha percepção positiva quanto a utilidade do telefone celular para a vida das pessoas, como acesso a informação, negócios e agilidade. O grupo 3 constituído pelo mesmo número de homens e mulheres, tinham maior gasto mensal e percebiam positivamente a comodidade e a diversão que o celular proporciona às pessoas que o tem. O grupo 4 que obteve scores negativos para os fatores encontrados, evidenciando uma visão negativa com relação ao uso do telefone celular. |