ISSN | 2237-9045 |
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Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Graduação |
Modalidade | Pesquisa |
Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
Área temática | Comunicação |
Setor | Departamento de Comunicação Social |
Bolsa | FAPEMIG |
Conclusão de bolsa | Não |
Primeiro autor | Maria Clara da Silva Epifânia |
Orientador | MARIANA RAMALHO PROCOPIO XAVIER |
Título | Quando a vida entra em cena:Interfaces de factualidade e ficcionalidade na telenovela brasileira |
Resumo | Vivemos em uma época que as narrativas de vida, em seus mais variados formatos, constituem um importante espaço para o mostrar-se e o exibir-se. A vida em si parece ter se tornado matéria-prima, principalmente nas redes sociais e diversas plataformas disponíveis pela internet. É comum encontrarmos blogs, páginas pessoais, perfis em redes sociais, videografias e o contemporâneo “selfie”, uma atualização dos antigos autorretaratos para o mundo digital. Pretendemos então a partir dessa pesquisa identificar um espaço biográfico e nos fazer refletir sobre o uso e a configuração discursiva das biografias em outras situações e suportes, além de seu espaço sacralizado e tradicional. A discussão sobre o espaço biográfico ganha em intensidade na medida em que proliferam cinebiografias, videografias, redes sociais, reality shows, entrevistas e perfis midiáticos. Todos esses gêneros reconfiguram as possibilidades de construção das narrativas de vida, inserindo-as num constante debate acerca das dimensões público/privado, sobretudo a partir da sua difusão pela Internet. A partir desse panorama, temos como objeto de estudo os entrelaçamentos entre factualidade e ficção, mas sobretudo a emergências de narrativas de vida reais na trama da telenovela Salve Jorge, escrita por Glória Perez e exibida pela Rede Globo entre novembro de 2012 e maio de 2013. A telenovela em questão teve como mote principal o tráfico humano e, além de personagens variados ilustrarem a temática principal (como as personagens Morena, Jéssica e Aisha), a temática fora desenvolvida também no interior da trama pela inserção depoimentos e “personagens” reais, que interagiam com os personagens fictícios e revelavam suas histórias relacionadas ao tráfico de pessoas. As pesquisas acerca das narrativas biográficas concentram-se em discutir a questão biográfica em seu formato canônico: a biografia, majoritariamente ligada ao viés literário. Objetivamos então por refletir sobre as diversas modalidades de se construir ou empregar narrativas de vida em diferentes mídias e perceber como essas narrativas se configuram discursivamente em situações empíricas, analisando de que maneira são combinados os recursos linguísticos-discursivos referentes aos estatutos factual e ficcional para a construção da história de vida dos personagens da novela e dos personagens reais. |
Palavras-chave | Telenovela, factualidade, ficcionalidade |
Forma de apresentação..... | Oral |