Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 7648

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Ciência da Computação
Setor Departamento de Informática
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Marcos Valério de Carvalho Loures
Orientador ANDRE GUSTAVO DOS SANTOS
Título Métodos exatos e heurísticos para problemas multicomponentes: covering e scheduling.
Resumo Definir as rotas policiais em uma cidade é algo difícil. Para garantir a melhor segurança dos moradores, é desejável que as rotas cubram de forma eficiente toda a área da cidade. Entretanto, geralmente não há unidades nem viaturas policiais em número suficiente, o que torna inevitável uma cobertura apenas parcial da cidade. Neste caso, tal cobertura parcial deve preferencialmente cobrir regiões de maior periculosidade. A pesquisa realizada foca em resolver este problema, ou seja, dados um mapa com os valores de periculosidade de cada rua, a quantidade de viaturas policiais disponíveis e a distância máxima de cada rota, desejamos achar a melhor combinação de rotas de viaturas policiais de modo a garantir a máxima segurança dos moradores, lançando mão de heurísticas e modelos matemáticos de programação linear.
Alguns trabalhos na literatura lidam com alocação de unidades policiais estáticas, como Curtin et al (2010), Mendes et al (2014) e Mendes e Santos (2015). Supõe-se que um policial posicionado em um certo ponto “inibe” crimes em um certo raio de distância. Dado que o contingente policial não é suficiente para cobrir toda uma cidade, é costume usar unidades móveis, ou seja, veículos que fazem ronda seguindo rotas pré-determinadas ou dinâmicas. Assim como unidades estáticas, os veículos são capazes de inibir crimes nas proximidades de sua rota. Alguns trabalhos usam o conceito de hot spot, que são regiões com alto índice de ocorrências criminais (Keskin et al, 2012; Chawathe, 2007). A ideia é visitar periodicamente esses hot spots. Outros buscam traçar rotas sem utilizar estes conceitos, como Vasconcelos (2008). Em nosso trabalho não usamos hot spots, assumimos que qualquer trecho de rua é um lugar potencial para ocorrência de um crime. Entretanto, cada trecho possui um valor associado, que é maior quanto maior for a chance de haver uma ocorrência. Por exempo, locais com histórico de crimes, regiões com agências bancárias, etc.
O problema combina componentes de cobertura (covering) com roteamento (routing) e agendamento/programação (scheduling). O roteamento deve ser feito de modo a maximizar a cobertura. E uma sequência de rotas diferentes deve fazer parte da agenda de um policial. Sendo este um trabalho inicial, o foco foi na combinação de cobertura e roteamento. As soluções encontradas serão entrada da etapa seguinte, a ser desenvolvida, que é a programação diária ou horária de rotas.
Palavras-chave covering, scheduling, roteamento
Forma de apresentação..... Oral, Painel
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