Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 7647

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Administração
Setor Departamento de Administração e Contabilidade
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Vinicius Mendes Franca
Orientador BRUNO TAVARES
Outros membros João Victor de Almeida Silva, THIAGO DE MELO TEIXEIRA DA COSTA
Título Elementos de Accountability nas leis municipais que regem os Regimes Próprios de Previdência
Resumo Este trabalho tem por objetivo analisar a presença de elementos que conduzem à prática da accountability nas leis que estruturam os Regimes Próprios de Previdência dos municípios da Mesorregião Zona da Mata – MG, que conta com cento e quarenta e três municípios, segundo informações disponibilizadas no sítio eletrônico do governo do Estado ; sendo que trinta e dois adotam o Regime Próprio de Previdência. No entanto, apenas vinte e quatro foram analisados, pois os municípios de Caputira, Coroaci, Descoberto, Guaraciaba, Guarani, Jequeri, Mercês, Piau e Rochedo de Minas, além de não disponibilizarem por meios eletrônicos o texto legal que trata da instituição do RPPS, não atenderam à solicitação feita pelo Grupo de Pesquisa em Previdência – GPPrev-UFV, realizada via sítio eletrônico, email e telefone.
As vinte e quatro legislações coletadas foram analisadas por meio da análise de conteúdo, que geraram 358 unidades de registros a partir das quais se buscou identificar os elementos informação transparente, participação social, controle e sanção.
Os resultados apontaram que os elementos que mais apareceram foram Controle (46,86%) e Informação Transparente (23,85%); já os elementos Participação Social e Sanção tiveram uma porcentagem próxima, 14, 44% e 14,85% respectivamente, pelo fato de estarem vinculados na maioria das vezes aos dois primeiros elementos citados.
O estudo identificou que há uma predominância dos elementos quando fazem referência à accountability horizontal, tanto na perspectiva de enforcement quanto de aswerability. Pôde-se perceber também que as estruturas propostas pela Governança Corporativa, no caso, os Conselhos de Administração e Fiscal, compõem o principal meio de participação dos segurados na dinâmica do RPPS dos municípios.
A pesquisa propõe ainda um questionamento para análises futuras, a partir da inferência a respeito da possível correlação: quanto maior a riqueza da legislação em elementos de accountability, menor a tendência dos conflitos de interesse e maior o controle da sociedade sobre o RPPS municipal.
Palavras-chave Accountability, RPPS, Governança Corporativa
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,60 segundos.