ISSN | 2237-9045 |
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Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Graduação |
Modalidade | Pesquisa |
Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
Área temática | História |
Setor | Departamento de História |
Conclusão de bolsa | Não |
Primeiro autor | Otávio Augusto Lopes de Melo |
Orientador | KARLA DENISE MARTINS |
Título | O Grostesco em Antoni Gaudí |
Resumo | Antoni Gaudí, nascido na catalúnia em 1852 e formado na Universidade de Barcelona, foi um dos principais arquitetos do movimento modernista que eclodiu na Europa concomitantemente com a revolução industrial. Como arquiteto independente, em 1878, Gaudí inicia sua busca pelo estilo próprio, permeado por uma forte influência teórica do arquiteto Viollet-le-Duc, na qual era leitor assíduo, e com a grande demanda da época que passava por uma crise artística, em que essa se baseava em repetições de movimentos neoclássicos e neorromânticos, fazendo com que os arquitetos pensem em novas técnicas e estilos. O “modernismo” entra em cena devido às conjunturas econômicas, políticas, sociais e regionais. A arte, em um todo, passou por mudanças significativas, destacando novos estilos e gêneros artísticos que quebravam com o estilo classicista precedente. A arquitetura foi a que mudou de forma mais visível, e Gaudí, com seu estilo único, quebrava não apenas com a arte arquitetônica anterior mas também com o estilo de seus contemporâneos, chegando a ser "grotesco". O conceito é empregado aqui no sentido de extravagancia e deformidade na qual se da a arte gaudiniana, nos fazendo pensar no que é realmente belo e o que é considerado horrendo. O grotesco é um conceito que ganha significação ao longo dos séculos. Foi empregado pela primeira vez na renascença, quando que, em escavações de ruínas romanas helênicas, fora descoberto esculturas de figuras mitológicas e animalescas, criaturas de cavernas (grotta). A aplicação do conceito de grotesco nas obras de Gaudí parte justamente na sua tentativa de chegar a um “estilo próprio”, que resulta em certa distorção visual de seus edifícios – em um sentido artístico – de uma forma diferenciada dos modelos conhecidos. Considerado "feio" por muitos e "belo" para outros, o grotesco é um conceito relativo que permeia o campo da estética nas artes visuais. Através da arte de Gaudí, o trabalho visa a comparação entre esse tipo de estética o tipo único do artista, usando das deformidades e de estilos pré-definidos, como arabesco, gótico e até mesmo barroco para criar um novo e único estilo próprio, carregado de distorções e signos próprios oriundos de suas marcas. |
Palavras-chave | Arte, Histtória, Arquitetura. |
Forma de apresentação..... | Oral |