Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 7643

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática História
Setor Departamento de História
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Otávio Augusto Lopes de Melo
Orientador KARLA DENISE MARTINS
Título O Grostesco em Antoni Gaudí
Resumo Antoni Gaudí, nascido na catalúnia em 1852 e formado na Universidade de Barcelona, foi um dos principais arquitetos do movimento modernista que eclodiu na Europa concomitantemente com a revolução industrial.
Como arquiteto independente, em 1878, Gaudí inicia sua busca pelo estilo próprio, permeado por uma forte influência teórica do arquiteto Viollet-le-Duc, na qual era leitor assíduo, e com a grande demanda da época que passava por uma crise artística, em que essa se baseava em repetições de movimentos neoclássicos e neorromânticos, fazendo com que os arquitetos pensem em novas técnicas e estilos. O “modernismo” entra em cena devido às conjunturas econômicas, políticas, sociais e regionais. A arte, em um todo, passou por mudanças significativas, destacando novos estilos e gêneros artísticos que quebravam com o estilo classicista precedente. A arquitetura foi a que mudou de forma mais visível, e Gaudí, com seu estilo único, quebrava não apenas com a arte arquitetônica anterior mas também com o estilo de seus contemporâneos, chegando a ser "grotesco".
O conceito é empregado aqui no sentido de extravagancia e deformidade na qual se da a arte gaudiniana, nos fazendo pensar no que é realmente belo e o que é considerado horrendo.
O grotesco é um conceito que ganha significação ao longo dos séculos. Foi empregado pela primeira vez na renascença, quando que, em escavações de ruínas romanas helênicas, fora descoberto esculturas de figuras mitológicas e animalescas, criaturas de cavernas (grotta).
A aplicação do conceito de grotesco nas obras de Gaudí parte justamente na sua tentativa de chegar a um “estilo próprio”, que resulta em certa distorção visual de seus edifícios – em um sentido artístico – de uma forma diferenciada dos modelos conhecidos.
Considerado "feio" por muitos e "belo" para outros, o grotesco é um conceito relativo que permeia o campo da estética nas artes visuais.
Através da arte de Gaudí, o trabalho visa a comparação entre esse tipo de estética o tipo único do artista, usando das deformidades e de estilos pré-definidos, como arabesco, gótico e até mesmo barroco para criar um novo e único estilo próprio, carregado de distorções e signos próprios oriundos de suas marcas.
Palavras-chave Arte, Histtória, Arquitetura.
Forma de apresentação..... Oral
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