Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 7636

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Ciência da Computação
Setor Departamento de Informática
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Matheus Augusto Gonzaga Rodrigues
Orientador ALCIONE DE PAIVA OLIVEIRA
Título PG-Bot: um aplicativo de chatbot para a Pós-Graduação em Ciência da Computação.
Resumo Os cursos de pós-graduação das universidades brasileiras possuem um grande número de processos burocráticos e acadêmicos complexos. Possuem, também, um número considerável de informações relacionadas a esses processos. Apenas para exemplificar, pode-se citar: procedimentos de inscrição, conteúdo programático das disciplinas, código das disciplinas, carga horária das disciplinas, normas e requisitos para ingresso no curso, relação de corpo docente, o formato do processo de seleção de estudantes, dentre outras informações. Os alunos interessados em ingressar nesses programas de pós-graduação ou até aqueles que já fazem parte dos mesmos, se veem obrigados a ler documentos e editais e/ou tirar dúvidas com pessoas envolvidas no processo, seja por meio de e-mails, telefonemas, contato pessoal, ou qualquer outra forma de comunicação. Lidar com esse volume de informação é desafiador e, muitas das vezes, as informações são conflitantes e confusas, o que torna a busca tediosa e incerta.
Não muito distante desse cenário, o curso de pós-graduação em Ciência da Computação da Universidade Federal de Viçosa (UFV) está em funcionamento há mais de uma década, e, obviamente, a quantidade de informações acumulada sobre o curso é imensa. Um aluno recém-chegado à UFV provavelmente não está familiarizado com o sistema de avaliação da instituição, não conhece os professores, não conhece os locais onde terá aulas, etc. Devido a esse tipo de dificuldade, se tornou interessante desenvolver um projeto que envolva a Linguística Computacional a fim de facilitar o acesso à informação pelos alunos.
Nesse sentido, o objetivo do projeto é desenvolver um “chatbot” (mais conhecido como bot de conversação) que dialoga com os alunos da Pós-Graduação em Ciência da Computação da Universidade Federal de Viçosa, através do desenvolvimento de um aplicativo Android, que terá a capacidade de conversar com o usuário que estiver interessado em consultar alguma informação específica sobre o curso de forma interativa, rápida e precisa. Tal projeto faz parte do conjunto de estudos do grupo de Linguística Computacional da Universidade Federal de Viçosa e vem sendo desenvolvido desde o início do ano de 2017.
O projeto do bot de conversação representa um ambiente fechado, visto que o bot somente dialoga sobre a Pós-Graduação em Ciência da Computação. Entretanto, é possível afirmar que, essa mesma ideia poderia ser utilizada em outros departamentos e cursos oferecidos na UFV, pois grande parte dos cursos se encontram no mesmo cenário do curso de Computação, relatado acima.
Palavras-chave chatbot, linguística computacional, android
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,60 segundos.